Uma jararaca peçonhenta apareceu na sacada de uma residência em Blumenau na noite desta terça-feira (2) e o Corpo de Bombeiros precisou ser chamado para fazer a captura. Segundo os socorristas, o animal media aproximadamente 20 centímetros. Da espécie Bothrops, a serpente foi recolhida pouco antes das 21h na Rua Cravo, no bairro Velha, e devolvida em meio à mata.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no WhatsApp
De acordo com o Instituto Butantan, a Bothrops jararaca caça principalmente à noite. É quando o animal fica à espreita das presas, com o corpo enrodilhado e a cabeça preparada para o bote. Ela tem hábitos de forma geral terrestres, mas ela também pode ser encontrada em locais mais altos. Os alimentos preferidos da cobra são pequenos mamíferos, mas quando jovem costuma comer lagartos e lacraias.
Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal, aponta o Butantan.
Leia mais
Conheça as 11 cobras venenosas nativas de SC e veja em quais regiões são encontradas
Continua depois da publicidade
Mulher tem roupas queimadas pelo companheiro após briga por ciúmes em Rodeio