Uma jararaca foi resgatada dentro de um galinheiro após quase picar um produtor rural na manhã de quarta-feira (10), em Jaraguá do Sul, no Norte do estado. A serpente venenosa foi retirada do local por biólogos da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) e, de acordo com Christian Raboch, a cobra quase picou o morador.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O caso aconteceu no bairro Rio da Luz. Raboch disse que o produtor percebeu a presença da jararaca quando foi pegar farelo para alimentar as galinhas e quase colocou a mão em cima da cobra.

Na última semana, o mesmo morador já havia avistado outra serpente no local, uma caninana, que não possui veneno. O biólogo alertou para produtores rurais cuidarem de ambientes que criam galinhas e outros animais e com armazenamento de farelo, já que o alimento é um atrativo para as cobras. Além disso, é importante fazer um controle de roedores dentro do galinheiro para evitar esses répteis.

Mais de 250 cobras já foram capturadas em Jaraguá do Sul em 2021

Continua depois da publicidade

– Daria para fazer um controle desses ratos fora do galinheiro, às vezes com ratoeira, ou algo assim, para estar eliminando esses animais – destacou Raboch ao g1.

A jararaca é da espécie Bothrops jararaca. Essa serpente resgatada dentro do galinheiro nesta quarta deve ser solta até sexta-feira (12). O biólogo explicou que é preciso ir longe para soltar o animal, já que a serpente é venenosa.

Saiba por que tantas cobras têm aparecido e assustado moradores em SC

O que fazer em caso de picada?

  • Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Raboch, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
  • não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
  • o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Leia também

Leia também:

Papagaio surge em câmera de rodovia do Paraná e imagem viraliza: “Só de olho”

Continua depois da publicidade

Garças criam ninhos no rio Cachoeira, em Joinville; veja fotos

Capivara toma banho de mar em praia de SC; veja vídeo

Ninho de quero-quero é protegido por cerca em parque de SC

Cobra ataca cachorro dentro de casa em Jaraguá do Sul