Uma jararaca albina de 1 metro foi localizada no portão de uma casa, no bairro Jaraguá Esquerdo, em Jaraguá do Sul, na manhã de sábado (16). O Corpo de Bombeiros foi acionado e a cobra foi capturada e encaminhada para a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). 

Continua depois da publicidade

> ​Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Conforme a Fujama, os socorristas foram acionados por moradores da região. Não havia ninguém em casa no momento da captura e ninguém ficou ferido. De acordo com o biólogo Christian Raboch, do Fujama, a serpente Bothrops jararaca é venenosa e é comum em Santa Catarina, no entanto, sua coloração é considerada rara. 

Espécie é venenosa e sua coloração é considerada rara
Espécie é venenosa e sua coloração é considerada rara (Foto: Christian Raboch/ Arquivo pessoal)

– Além da raridade de nascer um animal com essa anomalia genética, mais raro ainda é esse animal conseguir sobreviver e se desenvolver. Isso porque a coloração das jararacas ajuda ela a caçar, pois acabam se camuflando com o ambiente. Mas pelo visto essaconseguiu se virar super bem sem essa vantagem -, explicou o biólogo em entrevista ao g1. 

Raboch ainda disse que a serpente está sendo monitorada, recebendo cuidados e deverá receber um destino apropriado nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Quando animal foi localizado, não havia ninguém em casa
Quando animal foi localizado, não havia ninguém em casa (Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários/Divulgação)

Aumento de capturas de cobras

De acordo com Gilberto Duwe, biólogo da Fujama, o número de capturas de cobras durante a primavera têm aumentado no município, tanto na área rural quanto na área urbana do município. 

Já foram capturadas, até o momento, 11 esécimes, sendo quatro delas, jararacas e coral-verdadeira, que são cobras peçonhentas. Também foram encontradas espécies inofensivas, como dormideiras que se alimentam exclusivamente de moluscos como caracóis e lesmas. 

Entre as dicas de prevenção da Fujama para evitar a visita de serpentes em casa está manter o terreno limpo, sem mato ou entulho, que contribui para visualização desses animais quando entram nesses espaços. 

Caso uma cobra apareça na residência, a orientação é de que o morador mantenha a calma, prenda cães e gatos, por segurança dos animais domésticos e dos silvestres, e peça auxílio dos órgãos municipais responsáveis pelo resgate, dos bombeiros ou Polícia Ambiental. 

Continua depois da publicidade

Leia também

JEC vence o Juventus pela Copa Santa Catarina e continua na briga

Filha suspeita de matar o pai em SC não citou caso Richthofen em depoimento; diz delegado

Zé Dassilva vence Prêmio Vladimir Herzog com charge sobre motociatas