A movimentação com os preparativos para o Dia de Finados em Jaraguá do Sul já é intensa. Na terça-feira, o Cemitério Municipal do Centro recebeu um bom número de famílias que faziam reformas e limpeza nos túmulos e jazigos. A expectativa é que entre 10 e 15 mil pessoas passem pelos quatro cemitérios administrados pela Prefeitura – no Centro e nos bairros Vila Lenzi, Chico de Paulo e Nereu Ramos – entre sexta-feira e sábado.

Continua depois da publicidade

O administrador dos cemitérios municipais, Adilson Hélio dos Santos, alerta para algumas normas que devem ser observadas por quem pretende realizar melhorias nos túmulos dos parentes. Obras de reformas estão proibidas desde sexta-feira para evitar que a poeira suje os locais que já foram limpos. A lavação com jato de água será permitida até hoje e entre amanhã e sexta só será liberado o uso de baldes, panos e esponjas.

Os cemitérios ficam abertos todos os dias das 7 às 19 horas. Além dos quatro locais gerenciados pela Prefeitura, a cidade tem outros 20 cemitérios particulares ou administrados pela comunidade.

O metalúrgico Ademar Goetz, 58 anos, e a aposentada Marli Goetz, 51 anos, aproveitaram a manhã de terça-feira para limpar o túmulo da irmã de Marli, Maria das Graças Meisen, que faleceu em 1976. Hoje, o casal também vai fazer a limpeza nos túmulos dos pais de Marli, João Meisen e Evelina Meisen, que estão sepultados em Luiz Alves.

Continua depois da publicidade

– Fazemos isso todo o ano. O Dia de Finados é um momento para rezar e relembrar das pessoas queridas – comenta Ademar.

COMBATE À DENGUE

Neste feriado, uma equipe da vigilância epidemiológica estará de plantão nos cemitérios do Centro e da Vila Lenzi para reforçar a mobilização de combate à dengue. Sete agentes do órgão irão orientar os visitantes sobre como evitar água parada nos vasos de flores e distribuir material informativo.

De acordo com o diretor do órgão, Jackson Jacobi, uma dica é colocar areia nos vasos de flores para evitar a reprodução do mosquito. Ele destaca que também é importante não descuidar em casa, mantendo sempre caixas d’ água tampadas e não acumulando entulhos no jardim ou no pátio.

Continua depois da publicidade

Em Jaraguá foram encontrados 23 focos do mosquito transmissor da doença durante o verão, conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).