Os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial foram celebrados em Jaraguá do Sul com uma homenagem aos 98 veteranos da região que representaram o Brasil. Apenas três ex-combatentes ainda estão vivos e foram o centro das atenções na manhã deste sábado, no evento que contou também com a participação da Banda da Infantaria de Joinville e da Polícia Militar. Os familiares dos demais expedicionários também receberam homenagem.
Continua depois da publicidade
Aos 92 anos, Walter Carlos Hertel ajudou a hastear a bandeira. João Apolinário Francener, mesmo na cadeira de rodas, fez questão de estar presente, assim como o expedicionário João Rodolfo Hauck. O trio foi saudado por autoridades como o prefeito Dieter Janssen, a presidente da Câmara de Vereadores, Natália Petry, e o deputado estadual Vicente Caropreso.
Três punhados de terra trazida da Itália foram espalhados em frente ao monumento aos combatentes, na Praça onde fica o Terminal Urbano. O município ainda presenteou o Exército com um relicário contendo grãos desta terra para que seja integrado ao acervo do museu da instituição, em Joinville;