Celebrado neste sábado, o Dia Mundial da Limpeza em Jaraguá do Sul tem ações programadas da sexta-feira até o domingo, em órgãos municipais: Secretaria de Saúde, nas proximidades de todas as UBS; Secretaria de Educação, no entorno de todas as unidades escolares; Secretaria de Administração, junto aos cemitérios municipais e no Centro Administrativo Municipal; Diretoria de Habitação, no Loteamento Souza, em Nereu Ramos.
Continua depois da publicidade
Iniciativa da Junior Chamber International (JCI) de Jaraguá do Sul e da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), o Dia Mundial da Limpeza conta com a Prefeitura de Jaraguá, a Diretoria Municipal de Defesa Civil e o Samae entre seus apoiadores. A maior parte das atividades acontecem no sábado, mas também há ações programadas para domingo.
O presidente da JCI de Jaraguá do Sul, Fábio Rafael Hillesheim informa que, mesmo com chuva, a maioria das atividades de sábado está mantida. Por enquanto, apenas as ações da Defesa Civil e do Clube de Canoagem Kentucky nos rios Itapocu e Jaraguá foram transferidas para domingo (22).
— A conservação dos espaços públicos depende da atitude de todos nós. Por isso, organize seu grupo de limpeza e defina o local de atuação, que pode ser a sua rua, o seu bairro ou seu local preferido da cidade — convida o presidente da Fujama, Normando Zitta.
Ele orienta a quem não conseguir fechar um grupo e deseja participar, pode se juntar a uma das entidades que integram a programação. “O importante é não ficar de fora”, acrescentando que o lixo arrecadado por ser descartado no serviço de coleta dos caminhões da Ambiental. Caso gere uma quantidade significativa, informe pelo telefone 99131-4127 o local do acúmulo para seu recolhimento.
Continua depois da publicidade
Normando Zitta esclarece, no entanto, que as atividades do Dia Mundial da Limpeza não envolvem coleta de entulhos, pois existem ações no município especificas para essa finalidade. Ele reitera que lixo comum e recicláveis são coletados por caminhões da Ambiental, enquanto que resíduos volumosos devem ser dispensados no PEV, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados das 8 às 14 horas, na rua Leocádio Rodrigues, Vila Lenzi (próximo à Arena Jaraguá).
Segundo Fábio Hillesheim, o Dia Mundial da Limpeza (ou World Cleanup Day) é uma ideia que teve um início na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. No Brasil, o movimento acontece desde 2012, sendo que em 2018 com a participação de 363 cidades. Neste ano já tem mais de 1,2 mil cidades confirmadas nessa que é considerada a maior ação de limpeza do planeta.