A Defesa Civil de Jaraguá do Sul está em alerta. Nas últimas 72 horas, o acumulado de chuva chegou a 60 milímetros. E a previsão é de mais chuva até a próxima sexta-feira. Até à tarde de segunda-feira, nenhuma ocorrência por causa da chuva foi registrada.
Continua depois da publicidade
O secretário da Defesa Civil Municipal, Marcelo Heinz Prochnow, explica que a partir de 120 milímetros que é preocupante. Antes disto, é considerado um valor normal para uma semana chuvosa.
– Não acredito que iremos ultrapassar 120 milímetros de chuva. O valor deve ficar próximo, mas vamos torcer para que semana que vem o tempo fiquei mais estável – afirma.
Segundo Prochnow, quando as chuvas são continuas, o solo não consegue absorver tanta água. Por isso, as encostas são as principais áreas para que ocorra desabamento de terra. Em Jaraguá do Sul, são cerca de 40 áreas de risco que estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
No começo deste mês, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta que neste trimestre (maio/junho/julho) teria uma previsão acima da media em Santa Catarina, por influência do El Niño. Trata-se de alterações significativas de curta duração (15 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima.