Jaraguá do Sul decretou situação de emergência na quarta-feira (28) por conta do alto número de casos de dengue. Até o momento, foram confirmados 124 casos, o que representa mais de 1.800% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A decisão, assinada pelo prefeito Jair Franzner (MDB), decreta que os espaços e órgãos públicos municipais deverão instituir, permanentemente, um momento semanal para realizar atividades de conscientização e prevenção à dengue, eliminando todos os objetos e materiais que possam ser criadouros do Aedes aegypti.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O decreto estipula ainda que, em todos os prédios e espaços públicos das secretarias, autarquias, fundações, praças e parques municipais, as plantas que podem acumular água das chuvas sejam gradualmente substituídas por outras que não ofereçam risco de proliferação.

Continua depois da publicidade

Uso do fumacê contra a dengue

Integrando as ações de combate à dengue, neste sábado (2), será feito o uso da técnica conhecida como fumacê, no bairro Água Verde. Essa abordagem é aplicada em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. 

A aplicação de inseticida peridomiciliar é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti. A técnica libera uma nuvem de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

Aplicação de vacinas contra a dengue

Em situação de emergência, Jaraguá do Sul também está com dificuldades para vacinar a população contra a dengue. A campanha, que iniciou na terça-feira (27), teve baixa adesão. Conforme dados da Secretaria de Saúde, 208 doses foram aplicadas, em crianças da faixa etária de 10 e 11 anos. O público-alvo nesta faixa etária é de cerca de 4,6 mil crianças.

Segundo determinação do Ministério da Saúde, o imunizante deve ser aplicado em duas doses, com intervalo de três meses. Na última semana, o município recebeu 4.653 mil doses da vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda. A vacinação ocorre em 22 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. 

Continua depois da publicidade

Veja fotos da dengue em Santa Catarina

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Com 223 vagas, prefeitura de Joinville volta a abrir Concurso Público geral após 10 anos

Crianças de 60 escolas públicas de Joinville participam de pré-seletivas do Bolshoi

FOTOS: Artistas vão “transformar” muro gigante de movimentada avenida em Joinville