Jaraguá do Sul registrou a quinta morte por coronavírus nesta terça-feira (7). O caso foi confirmado pelo Laboratório Central e incluído no sistema do Governo do Estado na quarta-feira (8). Segundo a Prefeitura de Jaraguá do Sul, a vítima era uma mulher de 65 anos. Ela não tinha doenças preexistentes antes de contrair coronavírus.

Continua depois da publicidade

Jaraguá do Sul deve ter novas medidas de restrição a partir desta quinta-feira

A mulher deu entrada no hospital na noite de segunda-feira (6) e, de acordo com a prefeitura, não estava sendo acompanhada previamente pela Secretaria de Saúde da cidade. Ela foi internada e faleceu poucas horas depois, na manhã de terça-feira. 

Nesta quarta-feira, o boletim do Governo do Estado indicava que ​Jaraguá do Sul já registrou 394 casos de pessoas com Covid-19. No momento há 177 pessoas com a doença ativa sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde da cidade — destas, três estão internadas na UTI e três estão na enfermaria.

> Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Jaraguá do Sul informou que vai adotar novas medidas de restrição para bares, restaurantes e supermercados como prevenção ao coronavírus. Elas ainda estão sendo finalizadas pela prefeitura, mas estarão em um decreto que será publicado nesta quinta-feira (9). Algumas regras já foram definidas e outras ainda poderão ser incluídas no documento.

Macrorregião em alerta

A Macrorregião Norte e Nordeste de Santa Catarina, da qual Jaraguá do Sul e Joinville fazem parte, já registrou 4.847 casos confirmados de coronavírus em 23 municípios. As duas cidades, que são as mais populosas da região, têm o maior número de casos e de mortes. Em seguida, está Três Barras, cidade com cerca de 19 mil habitantes e 207 casos. 

A alta ocupação nos leitos de UTI destinados ao tratamento de casos de Covid-19 nessa região Nordeste e Planalto Norte de Santa Catarina mobilizou discussões da comissão macrorregional de saúde. A preocupação da comissão está no crescimento da ocupação nas últimas semanas, atrelada à não criação de novos leitos. 

Para a comissão, a região deve adotar medidas emergenciais e mais restritivas para conter o agravamento do quadro. Elas estão ligadas à solicitação de ampliação de leitos e requisição de profissionais, enquanto as restritivas discutem atividades como o retorno às aulas, padronização no protocolo de aplicação de testes e cancelamento de cirurgias eletivas.

Continua depois da publicidade

Saiba quais cidades da região já registraram casos de coronavírus

Araquari – 100
Balneário Barra do Sul – 46
Barra Velha – 89
Campo Alegre – 4
Canoinhas – 148
Corupá – 92
Garuva – 17
Guaramirim – 137
Irienópolis – 1
Itaiópolis – 5
Itapoá – 68
Jaraguá do Sul – 394
Joinville – 2906
Mafra – 48
Massaranduba – 80
Papanduva – 21
Porto União – 20
Rio Negrinho – 73
São Bento do Sul – 178
São Francisco do Sul – 148
São João do Itaperiú – 16
Schroeder – 43
Três Barras – 207





















Em número de mortes pela doença, Joinville tem o maior número de registrado, seguida por Jaraguá do Sul e por São Bento do Sul. São 75 mortes na região, em 12 cidades.

Saiba quais cidades da região já registraram mortes por coronavírus

Araquari – 1
Canoinhas – 1
Garuva – 1
Guaramirim – 1
Itaiópolis – 2
Itapoá – 1
Jaraguá do Sul – 5
Joinville – 50
Massaranduba – 1
Papanduva – 4
São Bento do Sul – 5
São Francisco do Sul – 3