A matemática é a vilã na vida de muitos alunos. Transformar o universo dos números em aliado dos estudantes é um dos objetivos da quarta edição da Feira Nacional de Matemática, que ocorre pela primeira vez em Jaraguá do Sul e pela terceira vez no Estado. Os 147 trabalhos estarão expostos a partir de quarta-feira até sexta-feira na Arena Jaraguá.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região

Ao todo, 15 estados participarão da feira. Santa Catarina é destaque com apresentação 50 trabalhos. Dentre eles, cinco são da cidade anfitriã. Pernambuco desistiu da sua participação com três trabalhos por causa dos cortes de verbas. A coordenadora de matemática da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, Iraci Müller, revela que o estado catarinense se sobressai pela tradição em realização de feiras.

– Somos o único estado que realiza todo ano feiras de matemática. No ano passado, completamos 30 edições ininterruptas da Feira Catarinense de Matemática – conta Iraci.

Continua depois da publicidade

Para essa edição, a expectativa é de que 800 pessoas façam parte do evento, sendo alunos, avaliadores e orientadores. Os trabalhos são divididos em sete categorias, nas quais uma é destinada aos professores e outra para a comunidade. Jaraguá do Sul participa com um trabalho na educação especial e quatro na educação fundamental.

– Temos o objetivo de tornar a matemática mais prazerosa para o aluno por meio de atividades interdisciplinares e práticas. Santa Catarina está mostrando o caminho para os demais estados e a intenção é que se crie uma cultural nacional para realização desses eventos de matemática – explica Iraci.

Entendendo a probabilidade

Quando se está na escola, a palavra probabilidade é considerada uma inimiga quando não é bem compreendida. Para adotar a matemática como uma amiga, o professor Roni dos Santos dividiu os alunos do 9º ano de 2014 da Escola Municipal Max Schubert em oito grupos para estudarem probabilidade no acaso das tomadas de decisões.

Continua depois da publicidade

Os alunos utilizaram baralhos, dominós, dados e até mesmo a mega-sena para entender as possibilidades desses jogos. As ex-alunas Nathalia Raulino e Nathalia Wesolowski, que frequentam a 1ª série do Ensino Médio, foram as escolhidas para apresentar os resultados da turma em duas férias. Agora, o novo desafio é a 4ª Feira Nacional de Matemática, em que representando Jaraguá do Sul com mais outros quatro trabalhos.

– Quando se sai do livro e dos exercícios para se investigar como funciona é mais fácil de aprender. Eu sei que ao jogar uma moeda tenho 50% de chance de acertar cara ou coroa, mas fizemos isso para ver se acontece mesmo – relembra Nathalia.

Depois das aulas de matemática, as alunas e demais colegas têm noção da aplicabilidade do ensinamento. O desafio será mostrar isso durante os três dias de evento. Segundo Nathalia, o objetivo é receber o prêmio de destaque, quando o trabalho não precisa de alterações.

Continua depois da publicidade

– Temos potencial para recebermos o prêmio destaque. A menção honrosa é bacana, mas é sinal que o trabalho pode ser melhorado – comenta.

SERVIÇO

O quê? Feira Nacional de Matemática

Quando? 15 a 17 de julho

Onde? Arena Jaraguá

Quanto? Entrada livre

Programação

Quarta-feira – 15 de julho

Abertura oficial às 17h30

Exposição aberta às 18h30 às 20h30

Quinta-feira – 16 de julho

Exposição aberta às 8 horas às 11h30 e 13 horas às 17h30

Apresentações culturais representando Santa Catarina a partir das 17h30

Sexta-feira – 17 de julho

Exposição aberta às 8 horas às 11h30

Entrega dos prêmios a partir das 13h30