A Prefeitura de Jaraguá do Sul vai pedir ao Ministério da Saúde a prorrogação do prazo para iniciar a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), no bairro Água Verde. Inicialmente, o governo federal definiu que os municípios contemplados com a obra deveriam emitir a ordem de serviço até o dia 30 deste mês. Como muitos tiveram dificuldades para licitar os projetos, o ministério emitiu uma portaria ampliando o prazo para 31 de dezembro. A documentação para formalizar a solicitação será enviada a Brasília nesta semana.

Continua depois da publicidade

O secretário municipal de Saúde, Ademar Possamai, diz que o atraso ocorreu por dois motivos. Um deles foi a falta de interessados em participar da primeira licitação aberta para os projetos complementares da unidade – hidráulico, elétrico, de gás e de condicionadores de ar. Também houve demora na liberação da escritura do terreno que a Prefeitura comprou para construir a UPA, às margens da BR-280, no bairro Água Verde.

Os projetos complementares devem ser entregues até o fim do mês. Depois, será aberta a licitação para construir a unidade, que terá 1,6 mil metros quadrados.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar R$ 1 milhão para a obra, dos quais R$ 200 mil já foram liberados. Segundo Possamai, a expectativa é de que a construção comece em novembro e termine no final de 2015. O prazo de execução é de 360 dias após a assinatura da ordem de serviço.

Continua depois da publicidade

A unidade irá atender a urgências e emergências pelo SUS, 24 horas, com um médico clínico-geral, um pediatra e um dentista, além de oferecer serviço de raio X e coleta de sangue e sala de observação. O local terá capacidade para atender 300 pessoas por dia.