Nos próximos 30 dias, a Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul irá intensificar as informações sobre a tuberculose e seu diagnóstico precoce, fundamental para a cura da doença. Nesta quarta-feira é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, um dos motivos da campanha.

Continua depois da publicidade

A tuberculose é uma doença grave, que pode ser prevenida, tratada e curada, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento é gratuito e tem a duração média de seis meses. O Ministério da Saúde indica que o tratamento seja diretamente observado por um profissional de saúde durante todo o período de tratamento.

O diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, explica que o controle da incidência de tuberculose no Brasil e em Jaraguá do Sul requer um esforço da sociedade para favorecer, sobretudo, a prevenção da doença, o pronto diagnóstico de casos suspeitos e o tratamento dos portadores.

– A ampla disseminação de informações sobre a doença, o seu diagnóstico e o tratamento correto é requisito importante para o controle da doença- afirma.

Continua depois da publicidade

>>> Leia mais notícias sobre o Vale do Itapocu

Fischer completa que, para tal difusão, torna-se imprescindível a participação de diferentes segmentos sociais na divulgação de que a tuberculose não é coisa do passado. Tem diagnóstico, tratamento e cura.

23 pacientes em tratamento em Jaraguá do Sul

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram notificados em Jaraguá do Sul 38 casos de tuberculose no ano de 2014. E de acordo com o Programa Municipal de Controle da Tuberculose, existem 23 pacientes em tratamento.

>>> Saiba sobre o curso de gestantes em Jaraguá do Sul

A tuberculose é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, sendo uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium Tuberculosis que pode acometer uma série de órgãos. A apresentação da forma pulmonar, além de ser a mais frequente, também é a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.

Continua depois da publicidade

Brasil entre os 22 países que mais têm casos de tuberculose

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil está entre os 22 países que concentram 80% da carga de tuberculose no mundo. Sendo a quarta causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte entre as doenças infecciosas em pessoas vivendo com Aids.