O sábado será dedicado para uma modalidade de luta que tem como diferencial o conhecimento. Entram na disputa, os robôs de sumô com seus programadores. O Desafio em Robótica é uma iniciativa do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Católica SC, campi Jaraguá do Sul e Joinville. A competição está marcada para hoje, das 13 horas às 17 horas, nas duas unidades de ensino com entrada livre.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região ::
Há quatro anos foi criado o grupo de Robótica, que instiga os alunos de Sistemas de Informação e Engenharia Mecânica a criarem robôs e a entender a funcionalidade da internet no cotidiano das pessoas. Atualmente, 14 estudantes compõe a equipe e os estudantes estão em fases diferentes dos cursos. Por conta disso, surgiu o projeto que ensina um pouco de programação e noções de robóticas para alunos do ensino médio e técnico. Neste ano, o curso teve duração de 20 horas. O diferencial foi a introdução de batalhas entre robôs.
– É a terceira vez que realizamos encontros para apresentarmos o mundo da programação aos alunos. Muitos deles não gostam de matemática, física por não entender onde os conceitos são empregados. Neste ano com o Desafio, os alunos enxergam um novo mundo e participam da aplicação do que aprenderam – explica professor e organizador do Desafio em Robótica, Manfred Heil Junior.
Continua depois da publicidade
Ao todo são 34 competidores, oito jaraguaenses e 26 de Joinville. Durante a manhã, os alunos terão que programar seus robôs para ficarem aptos para as batalhas. Segundo o professor, os alunos têm a noção do que devem fazem, mas contam com a ajuda de padrinhos – universitários de Sistemas de Informação.
– A ideia é que os competidores programem os robôs sozinhos, mas o padrinho está para auxiliar e dar dicas – explica professor Junior.
No desafio, os robôs de sumô criados pelas equipes participantes se enfrentam num dojô (local onde se treinam artes marciais japonesas) montado para a competição em rounds de um minuto. Durante a luta, um robô empurra o outro para tentar tirá-lo da arena com 82 centimetros de diametro. Ganha aquele que conseguir ficar dentro do espaço nos 60 segundos de cada um dos três rounds. Os robôs de sumô são autônomos, equipados com sonares que detectam o oponente dentro da arena.
Continua depois da publicidade
– Seguimos o padrão das regras internacionais de competições de robôs. Os que desenvolvemos são minirobôs, por isso pesam até 500 gramas. A duração das pilhas são de cerca de 12 horas – destaca.
Os robôs foram desenvolvidos e criados pelos alunos do curso. Desde setembro, a equipe trabalha para o desafio. Para fabricação das 20 máquinas, Manfred destaca que os universitários estão aprimorando os conhecimentos de sala de aula. Além disto, o projeto presta um serviço social ao reutilizar peças que seriam descartadas.
Serviço
O quê: Desafio em Robótica.
Quando: Sábado, das 13 às 17 horas.
Onde: Campi de Jaraguá do Sul (bloco D – rua dos Imigrantes, número 500) e Joinville (bloco A – rua Visconde de Taunay, 427) do Centro Universitário da Católica SC.
Continua depois da publicidade
Quanto: Evento gratuito.