Jaraguá do Sul confirmou o primeiro caso de Febre Chikungunya neste ano. Os exames da mulher, de 27 anos, estavam em analise após a suspeita registrada em março. O resultado foi confirmado na quarta-feira (17) da última semana. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, a paciente foi medicada, não precisou ser hospitalizada e passa bem. Os técnicos da saúde agora investigam em que local a doença foi contraída. Mais informações serão divulgadas na próximo quinta-feira (25) no boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).

Continua depois da publicidade

A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, que também é responsável pela propagação da Dengue, Zika Vírus e Febre Amarela. Dados do relatório da Dive-SC, divulgado nesta segunda-feira (22), apontaram que 27 focos positivos do mosquito já foram registrados na cidade. A quantidade é bem menor do que as computadas nas maiores cidades do estado, como, por exemplo, Joinville com 1.185 focos e Florianópolis com 732. Os últimos casos específicos de Chikungunya em Jaraguá do Sul foram registrados em 2015 e 2016, os quais somaram quatro.

Como prevenir:

— Evite usar pratos nos vasos de plantas; se usar, coloque espuma em volta do pratinho;

— Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

— Mantenha lixeiras tampadas;

Continua depois da publicidade

— Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas-d’água, lembrando de vedar inclusive o “ladrão” com uma tela de proteção;

— Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

— Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

— Mantenha ralos fechados e desentupidos;

— Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;

— Retire a água acumulada em lajes.

Sintomas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, as três doenças (dengue, zika e chikungunya) apresentam sinais e sintomas parecidos, mas têm níveis de gravidade diferentes. Confira:

— Febre;

— Dor de cabeça;

— Dores musculares;

— Dores nas articulações;

— Inchaços nas articulações;

— Náuseas;

— As dores costumam ser mais intensas, principalmente nas mãos e nos pés.

O que fazer

Ao apresentar alguns desses sintomas, procure logo um serviço de saúde do município.