Jaraguá do Sul confirmou neste sábado (6) a primeira morte por dengue da cidade neste ano. A vítima é uma mulher de 43 anos, moradora do bairro Jaraguá Esquerdo. A morte ocorreu na quinta-feira (4), mas a confirmação da causa só veio neste sábado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A mulher era enfermeira de um hospital em Blumenau, onde foi diagnosticada. Na quarta-feira (3), ela deu entrada no Hospital São José já com sinais de dengue grave, segundo informações da prefeitura de Jaraguá do Sul.
Até a quinta-feira (4), Jaraguá do Sul tinha confirmado 1.075 casos de dengue em 2024. Foram notificados 3.547 casos, 994 sendo descartados e 1.481 suspeitos. São 1.036 focos do Aedes aegypti em toda a cidade.
Em 2023 foram confirmados 176 casos de dengue em Jaraguá do Sul, no ano todo. Em 2022, 70 casos da doença.
Continua depois da publicidade
Dengue em Santa Catarina
Santa Catarina ultrapassou a marca de 100 mil casos prováveis de dengue. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 188% este ano. Ao todo, 260 cidades registraram casos prováveis da doença, e 51 pessoas morreram. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), e contabilizam os casos do começo de 2024 até essa quarta-feira (3).
SC enfrenta escalada da dengue e passa dos 100 mil casos prováveis em 2024
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a importância da hidratação intensa logo após os primeiros sintomas da doença aparecerem, como forma de evitar o agravamento da doença. A dengue é uma das principais condições que têm causado superlotação nos hospitais catarinenses.
— A dengue pode levar o corpo a ter uma perda de líquido. Por isso, é necessária a reposição adequada para evitar um agravamento do quadro — destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.
Além disso, não há remédio específico para a dengue, mas alguns anti-inflamatórios como a aspirina, ibuprofeno e naproxeno não devem ser tomados por quem está com a doença. A recomendação é não se medicar por conta própria.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Joinville confirma morte de homem por dengue e chega a 15 óbitos pela doença