A Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul registrou até a tarde de quinta-feira 99,13% da meta prevista pela Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Nas contas do órgão, faltam vacinar 87 crianças menores de cinco anos. No entanto, a cidade já alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era vacinar 95% da população nessa faixa etária.
Continua depois da publicidade
Desde o início da campanha, no dia 16 de junho até agora, foram imunizadas 9.897 crianças. A estimativa do órgão federal é que sejam vacinadas 9.984 somente em Jaraguá do Sul. No entanto, segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Walter Clavera, o Ministério da Saúde trabalha com uma estimativa e não com números exatos.
Assim, a cidade já alcançou sua meta e por isso não deve ter a campanha prorrogada. Os pais que não levaram seus filhos tem mais esta sexta-feira para vacinar e a Unidade Básica de Saúde, na Reinoldo Rau também vacinará contra a pólio no sábado pela manhã.
– É importante que as crianças sejam vacinadas uma vez que sua eficácia é cientificamente comprovada e é um direito delas – pondera.
Continua depois da publicidade
A Vigilância Epidemiológica volta a fazer uma nova campanha de vacinação em agosto. O foco será a mobilização de crianças que têm vacinas com atraso.
– Vamos fazer um levantamento por meio das carteirinhas de vacinação e entrar em contato com os pais para que seja atualizada. Parece mentira, mas ainda têm pais que deixam a vacina atrasar – lamenta.
A cidade possui 17 postos de saúde com salas de vacinação que atenderão das 7h30 às 16 horas, com horário de almoço (que depende do horário da vacinadora) e na Unidade Básica Centra, que atende das 7h30 as 17h45, sem fechar para almoço. No sábado o atendimento será das 7 horas ao meio-dia. ?
Continua depois da publicidade
Guaramirim alcançou 105,66% da meta estipulada para a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A cidade imunizou 2.768 crianças menores de cinco anos. A vacinação na cidade também termina nesta sexta-feira nos postos do Centro, ESF Rio Branco, Corticeira e Guamiranga.