A partir de fevereiro de 2015, três escolas da rede municipal de Jaraguá do Sul contarão com ensino integral: Ribeirão Molha, Luiz Gonzaga Ayroso e Adelino Francener. Além delas, mais oito instituições terão ações integrais para, no futuro, adotar em a grade curricular de mais de sete horas por dia. A meta da Secretaria de Educação é atingir 50% das instituições até 2016.

Continua depois da publicidade

Segundo o gerente de ensino fundamental, Luís Fernando Olegar, as 31 escolas da rede têm ações de ensino integral para alguns alunos, em parceria com Programa Mais Educação do governo federal, que oferece diversas oficinas, como de dança e de teatro. Neste molde, não é obrigatória a participação, que ocorre no contraturno.

Para o novo desafio, duas grades curriculares foram montadas, em que as oficinas oferecidas no Mais Educação viram disciplinas obrigatórias. O dia a dia nas escolas Ribeirão Molha e Luiz Gonzaga Ayroso serviu de base para a criação da nova rotina das escolas. Olegar explica que serão 45 aulas semanais, de 45 minutos cada, que totalizam nove horas por dia dentro da escola.

– Percebemos que as quatro horas diárias não eram suficientes para todo o conteúdo. Por isso, montamos uma comissão entre escolas e a Secretaria de Educação para elaborarmos melhor essa transição – explica.

Continua depois da publicidade

Neste tempo a mais na escola, os alunos terão aulas de direito humanos e cidadania, meio ambiente e sustentabilidade, quatro linguagens de artes (dança, música, artes cênicas e artes visuais) e outras disciplinas. Segundo Olegar, é uma oportunidade para os alunos se desenvolverem e adquirirem mais conhecimento.

– Vamos seguir o modelo de educação de países desenvolvidos. A educação integral irá proporcionar uma segurança para os pais que estão trabalhando e os professores poderão trabalhar os conteúdos de forma mais ampla – destaca o gerente.

A transição ocorre dentro dos próximos dois anos. A meta da Secretaria de Educação é ter 15 escolas com ensino integral até 2016. Segundo Olegar, é um trabalho longo, pois é preciso adequar salas de aulas e, até mesmo, o refeitório, por aumentar o número de refeições.

Continua depois da publicidade

Olegar afirma que Jaraguá do Sul está um passo a frente no Plano de Nacional de Educação. O Ministério da Educação planeja que até 2020 todas as escolas passem a oferecer ensino integral e aos poucos as instituições jaraguaense vão se adequando.

Mudanças ocorrerão por partes

Desde 2007, o Programa Mais Educação chegou às escolas, oferecendo oficinas nos contraturnos. Segundo o gerente de ensino fundamental, Luís Fernando Olegar, o programa federal será apenas um complemento para o ensino integral de Jaraguá do Sul.

– Independentemente do programa continuar, vamos ter o ensino integral nas escolas – afirma.

Continua depois da publicidade

No próximo ano, a Escola Adelino Francener irá oferecer turno único para todos os alunos. A unidade atende do 1º ao 5º ano. Já a Escola Luiz Gonzaga Ayroso atenderá os alunos do 1º ao 9º ano neste novo formato. O ensino infantil não será contemplado. E a Ribeirão Molha irá implementar da 1ª a 6ª série. E, a cada novo ano, uma nova série será acrescentada ao ensino integral, até chegar ao 9º ano.