Um lance de ousadia, nos últimos segundos, garantiu o título do Jaraguá Breakers no Torneio Touchdown, o campeonato brasileiro de futebol americano. A equipe catarinense perdia para o Flamengo FA por 11 a 8 quando o norte-americano Jacob Payne venceu a defesa e fechou o placar por 15 a 11. Essa é a primeira vez que uma equipe do sul do Brasil venceu o Torneio Touchdown.

Continua depois da publicidade

Mesmo com o apoio da torcida, que compareceu em grande número no Estádio João Marcatto no sábado, os Breakers tiveram um começo de jogo complicado. Durante os dois primeiros quartos, os jogadores de ambas as equipes sentiram a chuva pouco arriscaram passes longos por causa da bola escorregadia, e as tentativas de jogo terrestre pararam nas defesas, as duas melhores da competição. O grande trunfo dos Breakers era as corridas do quarterback Julian Banks, que ao invés de distribuir as jogadas resolvia decidir com as próprias pernas.

Mesmo assim, foram poucos os avanços – destaque para a interceptação de Mohr, no segundo período, seguida por uma a corrida para 38 jardas. O Jaraguá não aproveitou a posse de bola e o Flamengo retomou o domínio e ultrapassou a linha de scrimmage. Com isso, mesmo sem converter o touchdown, a equipe carioca pôde arriscar o field goal, o chute de longa distância, e Cebola abriu o placar: 3 a 0.

Na volta do intervalo o jogo ficou aberto e os Breakers aproveitaram. Banks, mesmo pressionado, fez belo passe para Jacob Payne, que avançou pela esqueda da defesa e garantiu o touchdown. Na sequência, Everton conquistou a conversão e colocou os donos da casa na frente, por 8 a 3. Mas nem deu para comemorar, e na já na jogada seguinte Palmito correu até a linha para o touchdown. O mesmo jogador confirmou a conversão e colocou o Flamengo na liderança por 11 a 8.

Continua depois da publicidade

O último período foi um embate entre a defesa do Flamengo e o ataque dos Breakers. E depois de muitas tentativas sem sucesso, Banks arriscou uma quarta jogada ao invés de pedir o field goal que somente empataria o jogo. Os defensores do Flamengo se atrapalharam, não conseguiram interceptar o passe longo e Payne recebeu para dar números finais à partida.