Jaqueline Mourão entrou para a história do esporte brasileiro na manhã desta quinta. Um ano e meio depois de disputar os Jogos Olímpicos de Atenas-2004, ela se tornou a primeira atleta do país a competir também nos Jogos Olímpicos de Inverno. A atleta de 30 anos encerrou a sua participação na final do esqui cross-country de 10 quilômetros na 67ª posição entre 70 concorrentes. Jaqueline marcou o tempo de 35min59s7, em Turim, na Itália.

Continua depois da publicidade

– Estou muito bem preparada e apesar das dificuldades consegui deixar algumas meninas de países que tem neve pra trás – disse Jaqueline, em entrevista concedida à Rede Globo, logo após a prova.

Agora, Jaqueline se prepara para seus dois próximos desafios: disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, no mountain bike, seu esporte de origem, e competir no mundial de esqui, também no ano que vem.

A medalha de ouro foi para Kristina Smigun, da Estônia, que cumpriu o trajeto no tempo de 27min51s4. Esta foi a segunda medalha da ex-República soviética na competição e a segunda dourada.

Já a Noruega continua colecionando medalhas de prata e de bronze. O segundo lugar na prova desta quinta ficou com Marit Bjorgen com 28min12s7 e o terceiro com Hilde G. Pedersen, com 28min14s. O país nórdico soma agora 13 medalhas no Jogos de Turim, sendo uma de ouro, seis de prata e seis de bronze.

Continua depois da publicidade