Primeira mulher brasileira a competir em uma prova de mountain bike nos Jogos Olímpicos, em Atenas/2004, a mineira Jaqueline Mourão aguarda a prova de 10km de esqui cross country dos Jogos Olímpicos de Turim/2006 para se consagrar como a primeira brasileira a disputar as duas edições de Jogos Olímpicos, de Verão e de Inverno.
Continua depois da publicidade
Ela estréia na competição na manhã desta quinta-feira, a partir das 7h (horário de Brasília). Mesmo competindo com atletas com muito mais experiência na modalidade, Jaqueline não se dá por vencida. Sabe que seu maior adversário será o terreno e o clima, e espera usar a capacidade aeróbica adquirida com o ciclismo para fazer uma boa prova.
– Eu gostei do percurso, com subidas duras e descidas mais tranqüilas. No declive, a capacidade técnica fala mais alto. Nas subidas, eu posso usar o meu motor humano para ganhar algumas posições – disse.
A única participação brasileira feminina no esqui cross country olímpico foi na última edição dos Jogos de Inverno, em Salt Lake/2002. Franziska Becskehazy chegou na 59ª colocação. Em Turim, o gaúcho Hélio Freitas participará da prova de 15km, na sexta.
O esqui cross country é a prova dos Jogos Olímpicos de Inverno que mais demanda da capacidade aeróbica do atleta. Os competidores precisam ter a resistência de um maratonista e a explosão de um velocista para avançar na neve.
Continua depois da publicidade
– Estou confiante em uma boa participação. Desenvolvi um trabalho muito intenso, tive que aprender muita coisa em pouco tempo, mas os resultados vão aparecer aos poucos. Alguns treinadores de Canadá e França já estão elogiando o meu desenvolvimento. Estou encurtando a distância para as melhores atletas em menos tempo do que esperava – disse a mineira, nascida em Belo Horizonte.
Jaqueline afirma que a sua participação em Turim não é apenas um sonho de inverno. A atleta adorou a modalidade, que só começou a praticar com seriedade há menos de seis meses. Como já tinha a base do ciclismo, espera evoluir para chegar aos Jogos Olímpicos de Vancouver-2010 em condições de brigar pelas primeiras colocações.
– Estou completamente focada nesta meta. A minha participação aqui é só o começo de um trabalho muito sério – afirmou a atleta de 30 anos.
A prova de Jaqueline é disputada no sistema de largadas individuais. Os competidores largam a cada 30 segundos. Quem fizer o menor tempo, vence.
Continua depois da publicidade
Encerrando a competição, ela volta as suas atenções para a classificação aos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.
– Acabando os Jogos de Turim volto a treinar o ciclismo. Este ano participo de todas as etapas da Copa do Mundo como preparação para os Jogos Pan-americanos do Rio, a minha próxima meta – adiantou.