Os ciclistas Rubens Donizete e Jaqueline Mourão serão os representantes do Brasil no mountain bike, categoria cross-country, em Pequim 2008. Eles garantiram a vaga neste domingo, durante a disputa da terceira e última etapa da seletiva, em São Bento do Sul (SC). Eles viajam nos próximos dias para a China, onde realizam um período de adaptação ao fuso horário e ao clima. Esta é a segunda Olimpíada de Jaqueline, já Rubens faz sua estréia.
Continua depois da publicidade
Cerca de 270 atletas de todo o País participaram da competição. Logo na largada do masculino, Rubens Donizete e o são-bentense Ricardo Pscheidt disputaram a dianteira. Durante as duas horas de provas, os dois se alternaram diversas vezes na ponta. Na última das oito voltas de 4,5 quilômetros, Pscheidt conseguiu abrir e venceu.
Com o resultado, o são-bentense ficou com o título brasileiro da categoria. Pscheidt teve problemas na bicicleta na primeira etapa da seletiva, disputada em Minas Gerais, e não pontuou. Por isso estava praticamente fora da disputa pela vaga olímpica.
– É meu segundo título brasileiro, primeiro foi em 2006, mas ganhar em casa, com a vibração da torcida é uma sensação inexplicável – disse Pscheidt, que no ano passado disputou o Pan-Americano do Rio.
Para Rubens Donizete, conquistar a vaga foi como “realizar um sonho”. Ele conta que treinava até 6 horas diárias para estar em boa forma e ter condições de brigar pela vaga olímpica. Apesar de ter o objetivo de vencer a etapa são-bentense e ficar com o título nacional, disse que no final sentiu câimbra nas pernas.
Continua depois da publicidade
– Eu deveria ter me poupado um pouco no começo – lamentou.