As autoridades japonesas de concorrência anunciaram nesta quinta-feira que investigarão se gigantes da internet, como Google e Amazon, usam suas posições líderes de mercado para explorar outras empresas ou prejudicar a concorrência.
Continua depois da publicidade
Em uma entrevista ao jornal Mainichi Shimbun, o presidente da Japan Fair Trade Commission (JFTC) afirmou que a investigação acontecerá em 2019.
“Investigaremos se os gerentes de plataformas obstruem a inovação tecnológica das empresas japonesas”, disse Kazuyuki Sugimoto.
A investigação “examinará se o armazenamento de dados de clientes impede a entrada no mercado de novos jogadores, ou se suas posições dominantes no mercado obrigam os sócios a reduzir seus preços”.
Continua depois da publicidade
Os “gerentes de plataformas” são os gigantes de tecnologia que dominam seus respectivos setores, como as empresas identificadas como GAFA (Google, Apple, Facebook, Amazon).
A decisão das autoridades de concorrência japonesas foi anunciada no momento em que a União Europeia (UE) adota medidas contra os grupos tecnológicos americanos.
No início do ano, a UE determinou uma multa recorde de 4,34 bilhões de euros ao Google, que acusa de abusar da posição dominante do Android, seu sistema operacional gratuito para smartphones, com o objetivo de promover sua ferramenta de busca.
Continua depois da publicidade
* AFP