Uma japonesa que chegou hoje ao aeroporto internacional de Tóquio em um voo procedente de Los Angeles pode ser o primeiro caso de gripe suína no Japão. A mulher deu positivo para essa gripe nos exames preliminares que foram feitos dentro do avião da companhia americana Northwest Airlines, após chegar esta tarde ao aeroporto de Narita-Tóquio.

Continua depois da publicidade

Pessoas que estavam perto dela no avião também serão examinadas pelas autoridades sanitárias japonesas, que tinham mobilizado intensas medidas nos últimos dias para evitar a chegada da gripe suína ao Japão.

A paciente foi examinada ainda no avião por especialistas com roupas especiais e foi depois levada de ambulância a um hospital, onde será examinada novamente para determinar com total segurança se está com a gripe suína.

Antes, o governo japonês disse hoje que habilitará zonas para tratar e isolar pessoas infectadas ou suspeitas de ter contraído gripe suína, depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevasse o alerta de pandemia para a fase cinco. O Japão foi especialmente cauteloso em sua resposta à ameaça de pandemia, após o foco de gripe suína originado no México.

Na terça-feira, o governo japonês decidiu obrigar de forma temporária que os mexicanos que quiserem viajar ao Japão peçam visto, processo do qual até agora estavam isentos, e recomendou aos cerca de 6 mil residentes japoneses no México considerem a possibilidade de sair o país por causa da gripe suína.

Continua depois da publicidade

Em comunicado, o Ministério de Exteriores do Japão pediu também que seus cidadãos adiem suas viagens ao México “se não forem realmente urgentes”.

Confira gráfico com as regiões atingidas

Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína