O primeiro-ministro japonês vai a Pequim neste domingo para discutir a situação da Coreia do Norte, com foco na estabilidade do país depois da morte do líder Kim Jong-il. A primeira visita oficial de Yoshihiko Noda a Pequim normalmente se enfocaria em assuntos bilaterais como os conflitos sobre as ilhas disputadas por ambos os países, mas a morte de Kim ocorrida há pouco mais de uma semana e o anúncio da nomeação de seu filho Kim Jong Un como “líder supremo” da Coreia do Norte desviou a atenção dos temas bilaterais.
Continua depois da publicidade
Noda é a primeira autoridade estrangeira a se reunir com líderes da China desde a morte de Kim e o primeiro-ministro japonês deve enfatizar a urgência de retomar as negociações sobre o programa nuclear norte-coreano.
– Eu gostaria de trocar opiniões e informações detalhadas para evitar um efeito prejudicial à paz e à estabilidade na península coreana – disse Noda a jornalistas em Tokio, antes de embarcar para a China.
Noda se reúne com o premier chinês, Wen Jiabao, neste domingo, e com o presidente Hu Jintao na segunda-feira, antes de voltar ao Japão. Sua visita à China foi planejada antes do anúncio da morte de Kim em 19 de dezembro por autoridades norte-coreanas.
Em infográfico, veja as principais etapas do conflito entre as Coreias:
Continua depois da publicidade