O governo japonês declarou nesta sexta-feira a “parada fria” dos reatores da acidentada central nuclear de Fukushima, o que significa que a temperatura dos reatores está estabilizada e que as emissões radioativas estão controladas, indicaram fontes da imprensa japonesa.
Continua depois da publicidade
Desta forma, nove meses após o acidente provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março, o governo completa a segunda etapa de seu programa de controle da central, sem que isto signifique que a crise está resolvida, indicaram as fontes.
Os reatores da central de Fukushima “alcançaram o estado de parada fria”, declarou o primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, citado pelas agências de notícia japonesas.
Isto significa que a temperatura dos compartimentos dos reatores se mantém estável abaixo dos 100 graus Celsius.
Continua depois da publicidade
“A Etapa 2 foi finalizada e o local está agora mais estabilizado” para permitir a solução do acidente, acrescentou o primeiro-ministro.
O estado de parada fria era um dos principais objetivos da “Etapa 2 do plano de trabalho” formulado pela companhia Tokyo Electric Power (Tepco) para terminar com a catástrofe, a pior já ocorrida na indústria nuclear no mundo desde Chernobyl, há 25 anos.
O fim da Etapa 1, que consistia em instalar meios de esfriamento autônomos, foi anunciado em julho.