O Japão, a China e a Coréia do Sul criaram hoje uma frente asiática, com o desejo de se transformar no “centro do crescimento econômico mundial”, para lutar contra a crise e devolver a estabilidade ao sistema financeiro global. Para isso, os líderes das três economias mais importantes da Ásia, reunidos em em Fukuoka (sul do Japão), se comprometeram hoje a lutar juntos contra a crise econômica e a mudança climática, além de cooperar no processo de desnuclearização da Coréia do Norte, entre outras questões, segundo um comunicado.

Continua depois da publicidade

Essa foi a primeira vez na história que os líderes das três potências se reúnem em uma cúpula independente que, a partir de agora, será organizada de forma periódica entre Japão, China e Coréia do Sul. Segundo um comunicado oficial, a próxima vez que os três países estarão em uma cúpula trilateral independente será no ano que vem, na China, e um ano depois farão o mesmo na Coréia do Sul.

Após a cúpula de um dia, o primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, o chefe do governo chinês, Wen Jiabao, e o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, assinaram três comunicados conjuntos, entre eles um compromisso de gestão conjunta de catástrofes e um “plano de ação” de cooperação trilateral em mais de 30 áreas. O principal compromisso foi diante da atual situação de crise, que, segundo o comunicado, apresenta “sérios desafios” aos mercados financeiros do mundo.

Entenda a crise

Continua depois da publicidade