O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcam em Santa Catarina nesta sexta-feira (28) para uma série de eventos e reuniões. No roteiro estão desde jantar com apoiadores até uma visita ao Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O principal motivo para a vinda do casal ao estado catarinense é o evento do PL Mulher, que acontecerá neste sábado (29), em Florianópolis. O objetivo é incentivar a participação da mulher na política, além de mostrar a força do bolsonarismo em SC — o ex-presidente recebeu 69,27% dos votos dos catarinenses no segundo turno das eleições em 2022. Em todo o país, ficou com 49,10% dos votos, perdendo para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O que está por trás da visita de Bolsonaro e Michelle a evento do PL em SC
O casal desembarca no Estado nesta sexta-feira por volta do meio-dia, na capital catarinense, vindo em um voo comercial. Em seguida, eles se reúnem com o governador Jorginho Mello (PL) na Casa D’Agronômica. À noite, eles participam de um jantar com deputados federais e estaduais, eleitos pelo partido, além do senador Jorge Seif (PL). O ex-presidente também irá se hospedar na residência oficial do governador.
Continua depois da publicidade
Já no sábado, Michelle participará do evento do PL Mulher, que ocorrerá a partir das 10h, no Stage Music Park, em Jurerê, onde deve discursar para apoiadores. Depois, Bolsonaro irá com Jorginho para Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Os dois devem participar da Festa do Agricultor e Motorista. Outros detalhes da visita não foram divulgados.
Será a primeira visita de Bolsonaro e Michelle a SC após o segundo turno das eleições e, também, depois de ele ter a inelegibilidade decretada pela Justiça Eleitoral, em junho deste ano. Por conta disso, a agenda carrega significados políticos em um novo momento do bolsonarismo. A visita desta semana a Santa Catarina é vista como parte de um possível marco inicial de um giro de Bolsonaro pelo país.
Embora inelegível, Bolsonaro é visto por fontes próximas à cúpula do PL de SC como um potencial “animador de candidaturas”, capaz de mobilizar filiados e aumentar as chances de vitória no próximo ano.
Já Michelle vem sendo apontada como uma possível alternativa do bolsonarismo para as urnas em 2026. Ela também vem percorrendo o país em eventos do PL Mulher com a tarefa de atrair o eleitorado feminino e ampliar a participação política deste grupo, em geral de viés mais conservador.
Continua depois da publicidade
Correção: até as 19h15min desta sexta-feira (28), a reportagem afirmava que a agenda do presidente incluía uma inauguração de obra em Ituporanga. A informação foi negada pelas assessorias da prefeitura local e do governo do Estado. Ambas confirmaram que a agenda de Bolsonaro e Jorginho em Ituporanga inclui apenas a passagem na Festa do Agricultor e do Motorista. O texto foi corrigido.
Leia também:
Em Balneário Camboriú, filho de Bolsonaro ensaia candidatura entre tietagem e trolagem
A estratégia de SC para ganhar mais deputados federais em 2026