Por trás dessas três letras, M A R, estende-se uma imensidão de mistérios, muitos de seus poderes, especialmente seus vínculos com nossa subjetividade, apenas a poesia consegue vislumbrar. O livro Janela para o Mar, de Alcides Buss, que acaba de ganhar uma nova edição em e-book, reúne uma bela coleção de poemas dedicados ao mar.
Continua depois da publicidade
Criado em pequenas cidades do interior de Santa Catarina e do Paraná, Alcides somente foi conhecer o mar aos dezoito anos. Ficou tão impressionado, que exclamou: “O mar é tão grande que não cabe nas palavras!”.
O vigésimo segundo livro do poeta e professor catarinense, lançado em 2012, em nova edição e-book está disponível no site da Amazon (acesse aqui). Janela para o Mar foi premiado, no ano de seu lançamento, com o Prêmio Fernando Pessoa concedido pela UBE (União Brasileira de Escritores).
> Leia também: Anitta nega que raspou o cabelo para ritual do candomblé
Alcides Buss
Aos 72 anos, o poeta foi apontado pelo romancista e crítico literário Miguel Sanches Neto como uma das grandes vozes da lírica contemporânea. Buss publicou seu primeiro livro em 1970, na época difícil dos governos militares. A exemplo de tantos outros, sofreu com a censura e a repressão. Nada impediu, no entanto, que levasse adiante sua vocação para a poesia, por ele sempre entendida como um exercício de liberdade. Desse paradoxo nasceu o título de sua obra inaugural: Círculo quadrado.
Continua depois da publicidade
Alcides formou-se professor de Letras, criou oficinas literárias e levou a poesia às ruas e praças através de varais literários.