As instabilidades que estiveram presentes no Estado nos últimos dias diminuem, mas a volta do calor e umidade durante o dia favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral, até o fim de janeiro. Segundo a Defesa Civil, o risco para ocorrências é baixo. Já de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), partes do Estado estão em risco de perigo potencial.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A semana deve ser de calorão e sol brilhando em Santa Catarina, ao menos durante as manhãs. A terça-feira (30) começa com temperaturas variando entre 8°C e 15°C no Planalto Sul e nas áreas mais elevadas do Planalto Norte e do Meio-Oeste. Nas demais áreas, elas oscilam entre 16°C e 22°C. À tarde, as máximas marcam entre 21°C e 26°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 33°C nas outras regiões.

Alerta amarelo do Inmet

Segundo o Inmet, partes de Santa Catarina estão em alerta amarelo (perigo potencial). O aviso abrange as regiões Serrana, do Vale do Itajaí e o Norte catarinense. O instituto prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia; e ventos intensos (40 a 60 quilômetros por hora). O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Chuvas causam estragos em 30 municípios e SC segue em alerta para temporais

Continua depois da publicidade

Veja como ficam as temperaturas nesta terça

  • Extremo Oeste: 15°C/34°C
  • Oeste: 13,2°C/33°C
  • Meio-Oeste: 12,4°C/30,8°C
  • Planalto Sul: 10,7°C/30,1°C
  • Litoral Sul: 14,2°C/31,3°C
  • Vale do Itajaí: 13,2°C/35,5°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 13,2°C/32°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 14,3°C/34,6°C
  • Planalto Norte: 12,1°C/32,7°C
  • Litoral Norte: 16,1°C/34,2°C

Chuva castiga SC

Entre o sábado (27) e esta segunda-feira (29), ao menos 30 cidades catarinenses foram afetadas por temporais.

Conforme a Defesa Civil estadual, o maior volume de água caiu na tarde de domingo (28). Massaranduba e Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, foram os municípios mais atingidos. No primeiro, duas casas foram alagadas, assim como quedas de árvores e barreiras foram registradas. Já em Jaraguá do Sul, 40 pessoas estão desalojadas. Casas foram afetadas com pontos de alagamento e deslizamento.

Em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, um adolescente de 17 anos morreu. Ele tentou atravessar um rio de bicicleta, mas foi arrastado pela água. O corpo foi localizado na madrugada desta segunda-feira (29).

Continua depois da publicidade

O clima nos próximos dias

A área de alta pressão segue influenciando o clima no Estado na quarta-feira (31). Isso deixa o dia com variação de nuvens no litoral e em áreas próximas, e com predomínio de sol e poucas nuvens nas demais áreas.

Entre a tarde e a noite, novamente há condições para pancadas de chuva e temporais isolados na metade Leste do Estado, principalmente mais ao norte, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

As mínimas variam entre 11°C e 16°C nos pontos mais altos da Serra e do Meio-Oeste e marcam entre 16°C e 22°C no restante do Estado. As máximas podem chegar a 31°C no Planalto Sul e Litoral Sul, e bater até 35°C nas outras regiões.

Continua depois da publicidade

Entre a quinta-feira (1º) e a sexta-feira (2), esta mesma condição, de chuva entre a tarde e a noite na área próxima ao litoral, continua. Já no Grande Oeste, o sol predomina entre poucas nuvens. As temperaturas seguem altas durante as tardes, chegando aos 36°C em alguns pontos do Extremo Oeste.

Leia mais

VÍDEO: Mercados ficam sem estoque de água após acidente contaminar rio de Joinville

Santa Catarina não registra assassinatos de pessoas trans em 2023, diz relatório