Este Natal entra para a história como o início de uma era de descobertas sobre o Universo. Neste sábado, dia 25, ocorre o lançamento do Telescópio Espacial James Webb. O equipamento, que vai substituir o Hubble, irá partir da base de Korou, na Guiana Francesa, levado pelo foguete Ariane 5. O lançamento está previsto para ocorrer entre 9h20min e 9h50min (horário de Brasília).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Acompanhe ao vivo o lançamento do telescópio James Webb

Considerado um supertelescópio, com tecnologia avançada e espelhos capazes de captar a radiação infravermelha, ele tem como objetivo entender o surgimento das primeiras galáxias e estruturas, como os misteriosos buracos negros.

É a missão mais avançada desde o Telescópio Espacial Hubble, enviado ao espaço há mais de 30 anos, e que está prestes a descobrir novos mundos, estrelas e sistemas solares.

Esta é a aposta do astrônomo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Dias do Nascimento. 

Continua depois da publicidade

— O James Webb, que é o mais complexo telescópio espacial já construído e 100 vezes mais poderoso do que o Telescópio Espacial Hubble, contribuirá muito com o estudo da atmosfera dos exoplanetas no infravermelho. Isto abrirá uma nova janela para observar exoplanetas em comprimentos de onda que nunca foram vistos antes. Uma vez que moléculas da atmosfera dos exoplanetas têm o maior número de características espectrais neste comprimento de onda, isto nos ajudará na obtenção de novos insights sobre natureza destes mundos — explica o astrônomo.

Veja trailer oficial da missão do telescópio James Webb

O Telescópio James Webb é considerado uma “lupa” capaz de olhar para o ”passado” do Universo, como propõe a missão em parceria das agências espaciais a americana Nasa, a europeia ESA e a do Canadá – CSA, e ampliar o entendimento sobre a formação de planetas diversos.

Confira galeria de fotos do James Webb

Apontado como nova geração de telescópio, o James Webb será o sucessor do Hubble Space Telescope.
Apontado como nova geração de telescópio, o James Webb será o sucessor do Hubble Space Telescope. – (Foto: Chris Gunn / Nasa)
Para evitar maiores surpresas, todo o processo envolvendo o James Webb precisa ser feito com muito cuidado e planejamento.
Para evitar maiores surpresas, todo o processo envolvendo o James Webb precisa ser feito com muito cuidado e planejamento. – (Foto: Chris Gunn / Nasa)
Para fazer a observação das áreas mais distantes, o James Webb terá, em seus módulos, equipamentos sensíveis à radiação infravermelha: câmera, espectrógrafo e outros instrumentos para analisar o infravermelho emitido pelas fontes miradas por ele.
Para fazer a observação das áreas mais distantes, o James Webb terá, em seus módulos, equipamentos sensíveis à radiação infravermelha: câmera, espectrógrafo e outros instrumentos para analisar o infravermelho emitido pelas fontes miradas por ele. – (Foto: Chris Gunn / Nasa)
James Webb Space Telescope (JWST) é um projeto do qual participam, por meio de parcerias, as agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA). O JWST tem como principal característica a captação de radiação infravermelha.
James Webb Space Telescope (JWST) é um projeto do qual participam, por meio de parcerias, as agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA). O JWST tem como principal característica a captação de radiação infravermelha. – (Foto: Chris Gunn / Nasa)
Para bloquear as fontes de irradiação de infravermelho, o James Webb terá, consigo, um “grande escudo solar dobrável metalizado”, a ser aberto no espaço. Seu espelho tem cerca de 6,5 metros de diâmetro.
Para bloquear as fontes de irradiação de infravermelho, o James Webb terá, consigo, um “grande escudo solar dobrável metalizado”, a ser aberto no espaço. Seu espelho tem cerca de 6,5 metros de diâmetro. – (Foto: Chris Gunn Nasa)
Se tudo der certo, o telescópio permitirá aos pesquisadores observar a formação das primeiras galáxias e estrelas.
Se tudo der certo, o telescópio permitirá aos pesquisadores observar a formação das primeiras galáxias e estrelas. – (Foto: Desiree Stover / Nasa)
Lançamento do telescópio James Webb ocorre no sábado, dia 25 de dezembro de 2021.
Lançamento do telescópio James Webb ocorre no sábado, dia 25 de dezembro de 2021. – (Foto: Chris Gunn / Nasa)
Telescópio James Webb será levado para o espaço pelo foguete Ariane 5.
Telescópio James Webb será levado para o espaço pelo foguete Ariane 5. – (Foto: Bill Ingalls / Nasa)
Telescópio James Webb já acoplado ao foguete Ariane 5, pronto para o lançamento no centro espacial em Kourou, na Guiana Francesa.
Telescópio James Webb já acoplado ao foguete Ariane 5, pronto para o lançamento no centro espacial em Kourou, na Guiana Francesa. – (Foto: Bill Ingalls / Nasa)

Leia mais:

Confira tudo o que o telescópio James Webb será capaz de fazer

Primeiro possível planeta fora da Via-Láctea é identificado pela Nasa

Hubble: telescópio espacial tem mais de um quarto de século no espaço

“Sete minutos de terror”: confira vídeo do pouso do robô Perseverance em Marte

Astronautas voltam à Terra após quase seis meses na Estação Espacial; veja vídeo

Lua contém mais água do que se acreditava, afirma Nasa