O catarinense James Santos roubou a cena na quinta, dia 12, ao vencer as duas baterias que disputou contra o ex-tricampeão mundial Tom Curren nas ondas de mais de dois metros de altura de Lês Cavaliers, em Anglet, na França.

Continua depois da publicidade

Além dele, mais seis brasileiros avançaram para enfrentar os cabeças-de-chave no evento principal do O?Neill Pro e outros quatro ainda vão competir nas últimas baterias da rodada final das triagens da 22ª etapa do World Qualifying Series (WQS).

Dos 260 surfistas que iniciaram na competição, agora só restam 72 na disputa do título, inclusive 18 dos 44 brasileiros inscritos no cinco estrelas de Anglet.

Oito faziam parte da lista dos 32 cabeças-de-chave, mas depois da vitória no seis estrelas do Japão, o baiano Armando Daltro desistiu de competir nessa primeira etapa da perna francesa.

Entre os privilegiados que já estréiam disputando vagas para as oitavas-de-final da competição, está o atual campeão mundial do WQS e líder disparado do ranking, o catarinense Neco Padaratz.

Continua depois da publicidade