A prévia do lançamento oficial do Nações Shopping – sexto empreendimento do Grupo Almeida Junior em Santa Catarina e maior shopping do Sul do Estado – foi apresentada na manhã desta quinta-feira, em Criciúma pelo CEO e fundador do Grupo Almeida Junior, Jaimes Almeida Junior.
Continua depois da publicidade
O empresário atendeu jornalistas à tarde para uma coletiva de imprensa e respondeu perguntas sobre o empreendimento, garantindo que agora intensifica a busca por parcerias com o comércio local.
A obra, que iniciou em julho de 2014, está sendo erguida no bairro Próspera e já tem 48,7% da área bruta locável (ABL) contratada. O shopping terá 90 mil metros quadrados de área construída e será inaugurado em abril de 2016. O projeto foi assinado pelo arquiteto Manoel Dória e tem concepção horizontal, com amplos corredores.
Leia mais:
:: SC é o segundo Estado que mais gerou empregos formais este ano
Continua depois da publicidade
:: Em meio à crise, setores continuam projetando crescimento
:: Acate inaugura centro de inovação em Florianópolis
Jaimes Almeida Junior afasta a sombra da crise e da recessão econômica. Para ele, um momento de dificuldade ou crise econômica pode se transformar em uma boa oportunidade:
– Não podemos pautar nossos investimentos por momentos. A história do Brasil mostra que crises são sinônimo de oportunidade. Enquanto algumas pessoas choram, nós vendemos lenços – afirmou.
Confira a entrevista com Jaimes Almeida Junior:
Diário Catarinense – Por que investir em Criciúma? A região tem grande potencial?
Jaimes Almeida Jr. – Sem dúvida. É a única região do Estado que ainda não está atendida por um grande equipamento como o Nações Shopping. A Almeida Junior vem há alguns anos promovendo esse investimentos no Estado – como o Garten, em Joinville, que é o maior shopping de todo o Norte do Estado; e os dois shoppings que temos no Vale do Itajaí; o Balneário Shopping no litoral; e o Continente, o grande shopping center do Estado, na Grande Florianópolis.
Aqui, a região Sul não tinha o equipamento que já faria todo o sentido ter. Estamos trazendo um shopping de última geração, absolutamente diferenciado e que, sem dúvida nenhuma, será a extensão da casa das pessoas aqui de Criciúma e de toda a região. E ainda, fortalecendo Criciúma como o grande polo do Sul. Será o maior shopping center entre Florianópolis e Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
DC – Há uma preocupação muito grande com o acesso do shopping, pois o trânsito local está bastante saturado.
Almeida Jr. – O nosso gerente institucional tem dialogado com o secretário de planejamento, com o prefeito, estudando as melhores alternativas. Sem dúvida nenhuma, o Grupo Almeida Junior vai entregar à prefeitura um projeto de melhoria dos acessos ao shopping.
Agora, os problemas de mobilidade são problemas do Brasil. Todas as cidades modernas e desenvolvimentistas têm problema de mobilidade. É um problema público que cabe ao poder público resolver. Estamos trazendo melhorias que vão estimular o desenvolvimento da cidade, então, se existe aí um problema de mobilidade, nós vamos fazer a nossa contribuição, mas sem dúvida é uma responsabilidade maior do poder público.
DC – O shopping já tem grandes lojas nacionais confirmadas. O próximo passo é atrair marcas consolidadas regionalmente?
Continua depois da publicidade
Jaimes Almeida Jr. – Sem dúvida. Ao trazermos grandes marcas, elas dão um atestado da capacidade de consumo de toda a região Sul.
Agora, o trabalho que iniciamos a partir desta semana é trazer os principais lojistas de Criciúma e da região para fazer parte deste time. O Nações Shopping não vai perder em nada para os melhores shoppings do eixo Rio-São Paulo, então isso é um privilégio para os lojistas daqui poder estar neste ambiente. É isso que estamos propiciando.
DC – Qual seria o segredo para uma empresa continuar crescendo em meio a essa crise que temos vivido?
Jaimes Almeida Jr. – A história do Brasil mostra que crises são sinônimo de oportunidade. Enquanto algumas pessoas choram, nós vendemos lenços. É assim que a gente entende que tem que ser. A própria campanha do Nações Shopping demonstra, através dos depoimentos de CEOs e presidentes de grandes grupos, que todos estamos no caminho certo.
Continua depois da publicidade
O Brasil tem um dos mais importante fundamentos que um país precisa ter para justificar um investimento tão importante como esse aqui, do Almeida Junior, em Criciúma. Somos a quinta economia do mundo, temos 140 milhões de consumidores, uma capacidade de consumo bárbara e não podemos pautar nossos investimentos por conta de momentos.
Não tenho dúvida nenhuma que, quando o shopping estiver totalmente locado, o Brasil já estará em uma nova pauta, uma pauta positiva. O brasil precisava ser passado a limpo, está sendo feito isso, e teremos um Brasil melhor no curto prazo.
DC – E que dica você daria para os empresários que estão chorando em vez de vender lenços?
Jaimes Almeida Jr. – Vender lenços como a gente. Pode ter certeza que crise é sinônimo de oportunidade, sempre foi. Em 2008, os Estados Unidos viveram um momento muito difícil, que foi apregoado como o “grande crash”, que seria maior que a crise de 1929. Mas já está mais do que provado que não é assim. Países com pilares e sustentabilidade desenvolvimentista conseguem tornar momentos de dificuldade em aprendizado.
O problema que ocorreu foi falta de regulamentação do mercado financeiro. Hoje está regulado e os EUA são um dos países que mais crescem no mundo. Os problemas que ocorreram na Europa já demonstraram que muitas coisas que lá ocorreram não estavam certas, mas que agora estão em um processo de correção.
Continua depois da publicidade
O Brasil precisava em algum momento ser passado a limpo em uma série de pontos que nos envergonham. Essa crise não econômica, é política e moral. Nós não vamos pagar este preço. Com certeza o setor privado vai ganhar muito com a nova fase que o país vai viver no curto prazo. Quem vai ganhar é quem investe na produção e quem acredita no país e nos verdadeiros pilares econômicos.
CONFIRA OS DETALHES DO EMPREENDIMENTO:
? Investimento: R$ 250 milhões
? Previsão de inauguração: primeiro semestre de 2016
? Geração de empregos: 2,5 mil
? Área total construída: 90 mil m²
? Vagas de estacionamento: 1,6 mil vagas, sendo 800 cobertas
? Âncoras e megalojas: 15 âncoras
? Lojas satélites: 158
? Operações na praça de alimentação: 24, mais dois restaurantes em área gastronômica
? Salas de cinemas: 6
? Lazer: uma operação de lazer para crianças de até 12 anos