Pelo menos uma cidade do Sul de Santa Catarina decretou estado de calamidade pública após a chuva intensa que caiu, principalmente entre a sexta-feira e o sábado. Os dados oficiais dos estragos estão sendo levantados para tentar obter recursos estaduais e federais.

Continua depois da publicidade

Em Jaguaruna, a ponte na entrada principal da cidade permanece bloqueada. O trecho interditado passa pela SC-441. Segundo o prefeito da cidade, Edmilson da Costa (MDB), o custo para reerguer a estrutura deve chegar a aproximadamente R$ 2 milhões. Porém,.ainda há a preocupação com a possibilidade de mais chuvas esta semana. O transporte escolar foi cancelado em todos os períodos, o que afeta cerca de 2 mil estudantes da rede pública.

O município de Sangão está em emergência. Uma faixa na BR-101 sentido Porto Alegre foi liberada com obras emergenciais realizadas na cabeceira da ponte, após parte da estrutura ter desmoronado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) alega que o trecho deverá ser totalmente liberado nesta terça-feria (28). As aulas na rede municipal estão suspensas até a próxima segunda-feira (3).

Já o município de Laguna decretou situação de emergência após a chuva intensa. A prefeitura local estimou um prejuízo superior a R$ 4 milhões. A cidade foi a que registrou o maior volume de chuva durante o fim de semana em SC – foram 270 mm em um período de 48 horas.

Todos os bairros de Laguna foram atingidos. Cerca de 60 famílias tiveram que deixar suas casas após o temporal. No centro histórico da cidade, a água chegou a alcançar 0,5 cm de altura. Cerca de 50 veículos tiveram que ser guinchados, após terem sido levados pela enxurrada. Duas escolas municipais ficaram sem aulas nesta segunda-feira (27).

Continua depois da publicidade

Ouça a entrevista completa com o prefeito de Jaguaruna, Edmilson da Costa: