Homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na quarta-feira, o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, localizado em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, está autorizado a receber pousos e decolagens em sua pista de 2,5 mil metros de comprimento por 30 de largura. Agora, o desafio é atrair empresas interessadas em operar comercialmente no terminal.
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Hoje, às 9h, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Infraestrutura Valdir Cobalchini irão inaugurar a pista com o pouso de uma aeronave do governo no aeroporto. Para Cobalchini, o terminal é uma grande conquista para a região Sul e para todo o Estado.
– A região poderá, a partir de agora, alçar voos altos. Além de atender toda a região, o aeroporto se transforma em uma alternativa aos aeroportos de Porto Alegre e Florianópolis – afirmou o secretário.
A expectativa da RDL Aeroportos, empresa com sede em Florianópolis e terceirizada em agosto do ano passado para administrar o terminal, é de que a partir da homologação as companhias passem a ter ainda mais interesse no local.
Companhias ainda devem fazer estudos de viabilidade
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O gerente de operações da RDL, Fernando de Castro, garante que as negociações com as empresas serão intensificadas a partir da próxima semana e que a intenção é trazer TAM e Gol o quanto antes para Jaguaruna. Nenhum prazo ou destino, porém, pode ser previsto, pois as companhias ainda dependem de estudos de viabilidade.
O gerente da RDL diz que quem vai definir os destinos serão as próprias companhias, mas ele acredita que as primeiras linhas serão para São Paulo e Porto Alegre, com possibilidade de extensão para Curitiba e Brasília num segundo momento. E enquanto os voos regulares não iniciam, o aeroporto será utilizado por aeronaves oficiais, executivas, privadas e de instrução.
– Com a homologação do aeroporto, agora temos poder de barganha para negociar com as companhias, e estamos correndo atrás delas – diz Fernando de Castro.
Com recursos do governo federal e estadual, os investimentos passaram de 60 milhões na construção da pista, terminal, acesso à BR-101 e instalação de equipamentos de navegação.
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O aeroporto está autorizado para pouso e decolagem de aeronaves com tamanho até Boing 737, podendo ter voos regulares.