A brasileira Jacqueline Silva avançou nesta quarta, dia 2, às quartas-de-final do Roxy Pro, em Gold Coast, na Austrália, na primeira etapa da temporada 2005 do World Championship Tour (WCT) feminino.
Continua depois da publicidade
Após uma estréia conturbada, quando chegou a disputar a repescagem, a surfista, que se sagrou campeã da etapa australiana em 2004, passou pelas oitavas com mais tranqüilidade. Ela venceu a havaiana Melanie Bartels pelo placar de 11,50 a 5,73 e já figura entre as oito melhores surfistas da etapa.
Na próxima fase, no entanto, as dificuldades devem aumentar. Sua adversária na disputa por uma vaga na semi será a australiana Layne Beachley, que já se sagrou campeã mundial em seis oportunidades e é apontada como uma das favoritas na Austrália.
Layne chegou perto da nota 10 logo no primeiro confronto desta quarta, mas dois dos cinco juízes ainda acharam que não valia. A unanimidade só ocorreu na fantástica apresentação de Chelsea Georgeson que valeu o primeiro 10 do WCT 2005.
E confirmando a supremacia australiana, Stephanie Gilmore arrancou uma nota 9,5 logo em sua primeira onda para voltar a superar a atual campeã mundial Sofia Mulanovich. Com a derrota da peruana, Jacqueline Silva é a única representante da América do Sul na prova.
Continua depois da publicidade
Pelo segundo dia consecutivo, as ondas de até um metro de altura em toda a Gold Coast não eram satisfatórias para o início do Quiksilver Pro, a competição masculina.