Um jacaré-de-papo-amarelo que vive em um rio próximo de uma obra em uma ponte virou um desafio para a Prefeitura de Guaratuba, cidade do interior do Paraná. Isso porque o animal traz riscos aos trabalhadores e moradores, já que trata-se de um predador. Por este motivo, o município, com auxílio da Polícia Ambiental e bombeiros tentaram fazer a remoção do réptil no último domingo (3), porém, sem sucesso. Uma nova tentativa foi marcada para terça-feira (5).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

“Anjo da guarda”: Caminhoneiro salva casal de acidente com mais de 50 carros na BR-277

Segundo o subtenente da Polícia Ambiental Rodrigo Figueiredo Cainelli, a espécie é comum em estuários, lagos, lagoas e rios do Bioma da Mata Atlântica e, conforme os moradores da região, pelo menos três jacarés já foram vistos no local.

Após várias tentativas de captura durante o fim de semana, a ação de remoção foi suspensa para evitar que o réptil ficasse estressado, mas o monitoramento das equipes segue acontecendo.

Continua depois da publicidade

— O réptil traz riscos aos trabalhadores e moradores, haja vista, ser um animal silvestre, reativo, territorialista e predador topo de cadeia alimentar. Ele também pode ser predado por possíveis caçadores que possam vir a saber de sua existência. Ou mesmo por uma eventual ação dos maquinários ou operários que estão trabalhando no local — explica o subcomandante.

Atualmente, o jacaré vive no Rio dos Paus e deve ser transferido para a Lagoa do Parado, que fica em um parque de proteção permanente, afastado da comunidade.

Veja fotos da tentativa de resgate

Leia também

Cidade de SC apela ao Senado para liberação do bingo

FOTOS: Cidade de SC faz festival gastronômico com pratos exclusivos e ingredientes locais

FOTOS: Por que prédio histórico de prefeitura de SC está fechado e corre risco de demolição