A Polícia Militar Ambiental devolveu para o habitat natural, na manhã desta sexta-feira, o jacaré fêmea do papo amarelo e 12 filhotes encontrados nos fundos de uma casa de Florianópolis no mês de março. Os animais foram levados para o Extremo-Sul da Lagoa do Peri, onde poderão viver em tranquilidade. Um ninho de folhas e mato foi feito para acomodar os filhotes e, logo depois, a mãe foi liberada da gaiola. No início, o jacaré, apelidada de Nina, estava um pouco assustada, mas, assim que os humanos se afastaram, ela se acalmou.

Continua depois da publicidade

Segundo o policial ambiental Marcelo Duarte, existe uma população de jacarés em muitas áreas de mangue e lagoas de Florianópolis, porém os animais pouco são vistos e têm medo da presença humana. Contudo, na época da reprodução, as fêmeas procuram um local isolado em terra, já que os ovos e os filhotes são muito vulneráveis aos predadores.

_O grande problema é que o espaço de reprodução está diminuido cada vez mais com a ocupação urbana_explica Marcelo.

O policial alerta que, ao se deparar com um jacaré, as pessoas devem se afastar e chamar a Polícia Ambiental. Segundo ele, não existem registros de ataques à humanos, porém as fêmeas podem reagir para proteger os filhotes.

Continua depois da publicidade

Nina e 15 jacarezinhos foram encontrados em um residência no Sul da Ilha no dia 21 de março. A proprietária pediu a retirada dos animais para não arriscar a vida dos filhotes. Após o resgate, eles ficaram alojados no Projeto Lontra, mantido pela Petrobras Ambiental. Três filhotes morreram durante o período, o que é natural.