Um lago foi interditado nesta terça-feira (2) no loteamento Bosque da Mata, em Tijucas, na Grande Florianópolis, após um jacaré ser avistado. Segundo o Grupo de Operações e Resgate (GOR) do município, essa é a primeira vez que esse tipo animal aparece no local.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Segundo o biólogo do GOR, Carlos Alberto Rocha, o animal é um Jacaré-do-papo-amarelo, comum na região de Santa Catarina. Ele mede em média 1,30 metros.
— É uma espécie tranquila, busca evitar confrontos com o ser humano. Caso se sinta ameaçada pode atacar sim, mas não seria o caso no lago onde ele se encontra — explica o biólogo.
Segundo ele, o isolamento do local foi feito para evitar a aproximação das pessoas e também a natação no lago. Isso poderia causar estresse ao animal.
Continua depois da publicidade
O GOR não vai retirar o animal do local neste momento. De acordo com o presidente do Grupo, Pedro Henrique da Silva, a prefeitura vai monitorar a região.
— Como o animal está em seu habitat natural, ele não pode ser retirado dali. Por isso, já isolamos provisoriamente a área e nos próximos dias a prefeitura deve colocar placas no local para alertar as pessoas sobre o risco de encontrarem estes animais — comenta.
Segundo a GOR, não há como garantir que este seja o único animal presente no lago.
Veja vídeo
Leia também
Jacaré fica preso em tubulação de condomínio em Florianópolis e é resgatado pela Polícia Ambiental
Jacarés se “aglomeram” e chamam atenção em Florianópolis; veja vídeo