O candidato Ivo Konell (PRTB), que participa da disputa às eleições municipais em Jaraguá do Sul, teve a candidatura negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (12), assim como seu candidato a vice-prefeito, Leandro Mioto Ramos (PSL). A decisão foi votada no Plenário do TSE após análise de um recurso apresentado pelo Ministério Público contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina que havia permitido os registros dos candidatos.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Konell foi condenado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina em 2017 por ato doloso de improbidade administrativa. Na época, ele ocupava o cargo de secretário municipal de Jaraguá do Sul. Por isso, cinco dos sete ministros entenderam que Konell estava inelegível, quando do registro da chapa na Justiça Eleitoral, por ter sido condenado pelo órgão de contas do Estado de Santa Catarina, e votaram pela impugnação da candidatura.

Confira os principais pontos das propostas dos candidatos a prefeito em Joinville

Continua depois da publicidade

Devido à proximidade com a data das eleições, não será possível retirar os nomes de Konell e Leandro Mioto das urnas. No entanto, segundo o TRE, os votos computados para eles serão considerados nulos. 

O candidato não deve parar a campanha por isso. A advogada Ana Carolina Lucena, que representa a chapa nas eleições 2020, informou que irão recorrer desta decisão.

— Vamos interpor um recurso e enquanto existir a possibilidade de recorrer, vamos até o fim. Estamos aguardo o que o Dr. Magno vai usar na defesa — afirmou Ana Carolina.