A praia Itapema do Norte, em Itapoá, ficou lotada no fim da manhã desta segunda-feira (12) durante o feriado e em meio a pandemia do coronavírus. Imagens de uma câmera de monitoramento publicadas nas redes sociais mostram pessoas aglomeradas e sem usar as máscaras obrigatórias.
Continua depois da publicidade
Segundo as medidas restritivas definidas pelo governo do Estado, a permanência nas praias está proibida e há apenas a liberação para prática de esportes individuais nesses espaços. No entanto, a realidade é outra no litoral catarinense. A praia do Rosa também registrou lotação neste feriado em Imbituba.
> Feriado tem lotação máxima nos hotéis e movimento na praia em Balneário Camboriú; veja fotos
Além da falta de consciência da população, os municípios não têm conseguido fiscalizar a aglomeração nas praias. A prefeitura de Itapoá afirmou que tem uma equipe de apenas cinco profissionais para fiscalizar os decretos e portarias municipais e estaduais.
Continua depois da publicidade
– Apresentamos um projeto de lei ao Legislativo para contratação de mais dez fiscais para fiscalizar os comércios e as pessoas nas praias, mas a votação não foi favorável e o projeto foi recusado – afirma o chefe de gabinete da prefeitura, Jadiel Miotti.
#Itapoa pic.twitter.com/WrCyaoPjJG
— VideoMonitoramento (@SSPVideos_SC) October 12, 2020
> Opinião: os decretos estaduais morreram na praia; e precisamos falar sobre isso
Segundo ele, outro projeto que previa multa para comerciantes que desrepeitarem as regras foi aprovado pela Câmara de Vereadores e está em vigor. Miotti diz que a fiscalização em Itapoá tem sido efetiva, dentro das limitações impostas pelo número reduzido de fiscais.
– Nós queremos e tentamos contratar mais efetivo e não conseguimos. Pretendemos agora fazer um novo projeto para conseguir aumentar o número de fiscais – aponta.
Continua depois da publicidade
A prefeitura diz que a Polícia Militar tem auxiliado na medida do possível na fiscalização das regras, apesar de também ter efetivo reduzido. A PM afirmou que atua apenas no cumprimento das medidas estaduais e que a fiscalização nas praias é de resposabilidade da prefeitura.
> Golfinho raro é encontrado na praia do Ervino, em São Francisco do Sul