A prefeitura de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue no município nestes três primeiros meses do ano. Até esta terça-feira (12), foram registradas 86 notificações da doença.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
O decreto municipal, assinado na última sexta-feira (8), adota medidas para proteger a população contra o mosquito Aedes aegypti e busca preparar os serviços de saúde para um possível aumento na procura por atendimentos relacionados à doença.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Em Itapoá, há ações sendo implementadas como, por exemplo, criação de pontos de hidratação, central de monitoramento, centro de atendimento específico para dengue, aquisição de equipamentos para combate, alertas via mensagens, multas em caso de negligência, entre outras.
Continua depois da publicidade
Veja quais os sintomas da dengue e como evitar focos do mosquito
Dengue em SC
Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina, 19 pessoas morreram em decorrência da dengue no estado: 11 em Joinville, três em Itajaí, uma em Araquari, uma em São Francisco do Sul, uma em Navegantes, uma em Itapiranga e uma em Indaial.
Os números também mostram 49.339 casos prováveis da doença. Ainda, foram identificados 20.239 focos do Aedes aegypti.
*Uma morte que estava em investigação por dengue em Itapoá foi descartada pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Fernanda Silva
Leia também
VÍDEO: Serpente “dormindo” em varal assusta moradora e é resgatada em SC
Joinville recebe pesquisa do Ministério da Saúde para avaliar sequelas da Covid-19