Itapema registrou 161 milímetros de chuva na madrugada desta quinta-feira (23). O volume é o esperado para o mês inteiro, segundo a Defesa Civil da cidade. Ruas alagaram, pontes foram arrastadas, postes caíram na rede elétrica e moradores precisaram ir para abrigo.
Continua depois da publicidade
No amanhecer, ainda havia pontos inundados. Praticamente todo o município foi atingido, com exceção das partes altas do Centro e Meia Praia. O único bairro sem ocorrências relacionadas à chuva foi o Ilhota, de acordo com a Defesa Civil de Itapema.
No Sertão do Trombudo, pontes foram arrancadas com a enxurrada. O Areal ficou sem acesso e postes caíram. A cidade tinha quase 800 imóveis sem luz às 9h30min desta quinta-feira. A ponte da Rua 716, no bairro Varzea, precisou ser interditada por risco de desabamento.
Um abrigo foi aberto no salão da Igreja Cristo Rei, no Morretes, e nesta manhã começou a receber algumas famílias desabrigadas.

Impacto na saúde e educação
As aulas da rede municipal de ensino foram canceladas, bem como nas escolinhas esportivas e oficinas culturais em todos os polos de atendimento.
Continua depois da publicidade
Na área da saúde, as UBS Morretes II e Jardim Praiamar estão fechadas. As UBS Centro, Meia Praia II e Farmácia Especializada do Centro estão fechadas no período da manhã. As demais unidades básicas, os dois CERES, o Hospital Santo Antônio e a UPA seguem com atendimento normal.
Em caso de urgência e emergência a população pode entrar em contato com a Defesa Civil no 199 ou (47) 99186-8200. O Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.
VÍDEO: Temporal provoca alagamentos na BR-101 em Navegantes e Itapema
Moradores compartilharam na internet imagens de como a cidade amanhece.
Itapema (SC) amanheceu assim com as chuvas da madrugada. pic.twitter.com/0Fuy3NYPEU
— Róbinson Gambôa (@Gamboa_R) March 23, 2023