Em Itapema, a Conasa informou que em 2014 não teve problemas graves com falta d’água graças aos investimentos em reservas de água bruta e ampliação da capacidade para 290 milhões de litros. Também foi aumentada a capacidade de bombeamento na estação de tratamento do bairro Morretes, feita a substituição de redes na Meia Praia, entre outras ações. Os investimentos feitos no abastecimento de água no litoral de SC serão colocados à prova durante a temporada de Verão.

Continua depois da publicidade

– Em 2015 continuamos a realizar melhorias no sistema de abastecimento de água, principalmente a manutenção de filtros, bombas, decantador e transformador, e a locação de geradores. Além disso, aumentamos nosso pessoal peracional e comercial e nossos plantões. Com essas medidas não faltará água – garante Tiago Eyng, superintendente de operações da Conasa Águas de Itapema.

Outro problema que o superintendente diz já ter sido contornado é a baixa vazão do Rio Perequê, principal fornecedor de água bruta para o município. Conforme Eyng, a reserva de água nas lagoas do bairro Sertão do Trombudo teria solucionado a situação que, inclusive, gerou uma disputa entre a companhia e a Casan no início do ano.

Bom exemplo em Itajaí

Apesar de não ter o mesmo fluxo de turistas das demais cidades do Litoral, Itajaí é um bom exemplo quando se fala em abastecimento.

Continua depois da publicidade

Há anos a cidade não sofre com falta de água no verão. O diretor geral do Semasa, Flávio Faria, explica que desde 2009 a autarquia investe na ampliação do sistema de abastecimento e tratamento da água.

– Duplicamos a nossa produção. Antes a capacidade era de 650 litros por segundo e agora aumentamos para 1.350 litros por segundo – afirma.

O investimento do Semasa ultrapassou os R$ 20 milhões e garantiu reservatórios que somam mais de 20 milhões de litros armazenados. Para a temporada, a empresa adquiriu geradores para manutenção do sistema em eventuais quedas de energia.