Com as vitórias nas etapas do Abrasp Super Trials – divisão de acesso do circuito brasileiro de surfe profissional – finalizadas no domingo, dia 29, o catarinense Guga Arruda e a cearense Tita Tavares entraram na lista de favoritos para vencer a terceira etapa do Super Surf 2003, que começa nesta quarta, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). O título da Tita foi conquistado na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, enquanto o triunfo de Guga ocorreu exatamente nas mesmas ondas que até domingo abrigam o evento válido pela elite do circuito brasileiro.
Continua depois da publicidade
Ambos já escreveram seus nomes na história do Super Surf de Ubatuba. Guga foi vice-campeão na primeira edição da competição, em 2000. Já Tita se tornou a primeira surfista a receber uma nota 10, no ano passado, em uma onda surfada em Itamambuca. São mais dois nomes para engrossar a relação de favoritos ao título.
Na categoria masculina, o paranaense Peterson Rosa venceu a primeira etapa do Super Surf 2003 em São Sebastião (SP) e defende a liderança do ranking em Ubatuba. Mas, menos de 100 pontos de diferença separam os quatro primeiros colocados. O pernambucano Sávio Carneiro está em segundo lugar, com o cearense Lucinho Lima em terceiro. O ubatubense Renato Galvão, campeão do Super Surf de Torres (RS), é a grande aposta da torcida local para destronar o tricampeão brasileiro e assumir a ponta da classificação também na divisão principal, pois neste domingo ele se isolou no posto de número 1 do Super Trials.
Além deles, o também ubatubense Tadeu Pereira foi o primeiro a vencer uma etapa do Super Surf em Ubatuba, o cearense Dunga Neto ganhou a decisão do título em 2001 e o catarinense Andreas Eduardo fez a festa no alto do pódio no ano passado. O atual campeão brasileiro, o carioca Leonardo Neves, também é sempre um forte candidato, e o paulista Renan Rocha, que mais uma vez compete como convidado, está em grande fase.
Entre as mulheres, pelo retrospecto a grande favorita é a tricampeã brasileira, a carioca Andréa Lopes, que foi finalista nas três edições do Super Surf em Ubatuba e ganhou as duas últimas, só perdendo a primeira para a vice-campeã mundial, a catarinense Jacqueline Silva. Andréa ficou em terceiro lugar na decisão da etapa do Super Trials encerrrada neste domingo em Ipanema (RJ). A campeã foi Tita Tavares e em segundo lugar ficou a saquaremense Taís de Almeida, vice-campeã brasileira em 2002.
Continua depois da publicidade
Completou a bateria final a atual líder do ranking de acesso do circuito brasileiro, a cearense Silvana Lima, que foi vice-campeã nas duas primeiras etapas do Super Surf 2003. Ainda tem a ubatubense Suelen Naraisa defendendo a liderança do Super Surf em casa e outra forte candidata ao título é Jacqueline Silva, que vai estrear no Super Surf 2003 justamente na etapa
que foi campeã em 2000 e vice em 2002.
A cidade de Ubatuba faz parte da história do surfe, sendo uma das primeiras a sediar competições no Brasil. Junto com Saquarema (RJ), foi palco dos antigos festivais do início da década de 70, cujo título na época era uma verdadeira batalha entre paulistas e cariocas. Agora, o Super Surf reúne 104 surfistas de 14 estados do país. As previsões já indicam a entrada de grandes ondulações para esta semana no litoral norte de São Paulo.