A Semana Missionária, evento que prepara a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), começou nesta terça em todo o país, com a chegada de peregrinos de diversas nacionalidades que vão conhecer e conviver nas dioceses brasileiras. Na região da Diocese de Blumenau, a programação começa nesta quarta, com a acolhida a um padre e 15 jovens italianos.
Continua depois da publicidade
Eles vêm da cidade de Albiano e desembarcam em Florianópolis pela manhã. À tarde, se deslocam a Rio dos Cedros, e permanecem no Vale do Itajaí até segunda-feira. A proposta é promover a integração entre as diferentes culturas dos jovens que professam a mesma fé.
Na programação preparada para os estrangeiros, estão previstas visitas a pontos turísticos de algumas cidades, almoços e jantares típicos, momentos de adoração e de lazer, além de missas. A principal delas ocorre sábado, às 19h, na Catedral São Paulo Apóstolo, quando ocorrerá o envio de todos os peregrinos da diocese que irão ao Rio de Janeiro participar da JMJ, que inicia na terça-feira.
O padre Roberto Carlos Cattoni, que lidera o Setor Juventude da Diocese de Blumenau, ressalta que, antes da celebração, haverá um encontro com os coordenadores de todos os ônibus que partirão com os jovens rumo ao encontro internacional.
Continua depois da publicidade
Após a missa, a banda Totus Tuus, de Joinville, fará um show. Domingo e segunda-feira, a prefeitura de Rio dos Cedros vai acolher os italianos, já que a cidade tem um acordo de amizade com Albiano.