Um trabalhador humanitário italiano foi morto a tiros nesta segunda-feira por homens armados em Daca, capital de Bangladesh, anunciou a polícia local, em um ataque reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
Continua depois da publicidade
A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital, disse à AFP o porta-voz da polícia de Daca, Muntashirul Islam.
“Um homem de 50 anos, chamado Cesare Tavella, foi baleado três vezes na Rota 90, no bairro de Gulshan, na capital, esta tarde”.
Os três assassinos fugiram de moto do local do crime, acrescentou o porta-voz da polícia.
O grupo EI assumiu o ataque, de acordo com o Centro de Vigilância de Sites Islâmicos (SITE). Em nota, o EI declarou que um “destacamento de segurança” detectou o italiano e o matou com armas com silenciadores.
Continua depois da publicidade
A vítima trabalhava para a ICCO Cooperation, uma agência mundial de ajuda ao desenvolvimento que tem escritórios em Bangladesh. Não foi possível obter contato com a agência, e a embaixada italiana em Daca não confirmou a informação.
Esse ataque aconteceu um dia depois do adiamento de uma viagem da equipe de críquete australiana a Bangladesh, devido às preocupações com segurança.
Bangladesh reivindica sua condição de país muçulmano moderado, mas uma série de assassinatos de blogueiros ateus este ano abalou o país e deflagrou uma onda de repressão a grupos islâmicos locais.
* AFP