O italiano Michele Filosi e seu cachorro Argo caçam um fungo raro e muito valioso, que pode custar R$ 54 mil o quilo: a trufa branca italiana. É o cão o responsável por encontrar as trufas, que ficam sob a terra. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O faro de Argo ajuda a localizar o fungo, e também evita danos durante a busca. Caso seja danificada, a trufa pode perder até metade do valor de mercado.

Os locais exatos são um segredo. Na Itália, alguns caçadores usam veneno para matar os cães farejadores de seus concorrentes.

Parte das trufas encontradas por Filosi são vendidas. As demais vão para o restaurante de seu irmão. Nem mesmo a família sabe onde ele e seu cão encontram o alimento.

Continua depois da publicidade

O que é trufa branca

A trufa branca é rara e cara porque é difícil de achar, além de aparecer em alguns poucos países do mundo, entre eles, a Itália. Elas ficam escondidas debaixo da terra e são caçadas por profissionais, sempre com ajuda de cães farejadores.

Este tipo de trufa é conhecido por seu aroma intenso e forte sabor. É um ingrediente muito usado na alta gastronomia e frequentemente faz parte de pratos de massas e risotos.

Leia mais

FOTOS: Veja quais bares de Florianópolis estão na disputa pelo título do Melhor Buteco do Brasil

FOTOS: Conheça os 17 pratos do concurso para eleger o melhor “buteco” de Joinville