Novo coordenador de futebol do Figueirense, o italiano Raffaele Messina foi apresentado pelo clube em vídeo divulgado nesta quarta-feira (10). O profissional falou sobre sua formação e trajetória até a chegada ao Brasil, há oito anos. Dirigente de uma equipe principal pela primeira vez, ele se vê em momento semelhante aos jovens jogadores do grupo alvinegro.

Continua depois da publicidade

> Jaraguá do Sul proíbe jogos e Catarinense 2021 fica com quatro sedes disponíveis

— É uma honra ter recebido a proposta para assumir a coordenação de futebol do Figueirense. Eu já estava dentro da estrutura, cheguei em fevereiro de 2020. Esta mudança que tivemos também é no perfil dos atletas que são aproveitados. Atletas mais jovens, buscando se afirmar no mercado. Esse perfil se estende à minha figura. Espero fazer um ótimo trabalho nessa linha — afirma Messina.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

O profissional de 35 anos é natural de Nápoles, na Itália, e chegou ao Brasil após casar com uma gaúcha. No futebol nacional trabalhou no São José-RS, Juventus de Jaraguá do Sul e no Tubarão. Após um ano de atuação nas categorias de base do Figueirense, Raffaele Messina chega ao profissional após a demissão de Luciano Sorriso, que executava a função.

Continua depois da publicidade

> Figueirense recupera jogadores durante a parada do Campeonato Catarinense 2021

— Sou graduado em Educação Física, fiz mestrado em Metodologia do Treinamento na Faculdade de Roma, fiz curso de treinador da UEFA, minha formação é do âmbito técnico. Tive experiência como coordenador da base, já fui treinador, preparador físico. Tenho essa visão macro de todas as áreas. É a primeira experiência na equipe profissional, mas não sinto dificuldades de adaptação, estava inserido no contexto do clube — garante.

Raffaele Messina em sua chegada ao Figueirense em fevereiro de 2020
Raffaele Messina em sua chegada ao Figueirense em fevereiro de 2020 (Foto: Andrey de Oliveira / Figueirense FC)

Messina busca se firmar como gestor de time profissional de futebol, assim como boa parte do elenco alvinegro tenta se consolidar na carreira. O Figueirense fez 17 contratações para a temporada e monta uma nova equipe com maioria de jovens. O coordenador de futebol diz que se identifica com este perfil do grupo de trabalho.

> Clubes podem concluir o Catarinense 2021 fora de suas cidades, afirma procurador da FCF

— Os atletas são jovens, mas já têm experiências de jogo, campeonatos estaduais, competições nacionais. É um perfil que eu gosto, porque são jogadores que ainda querem se firmar no panorama nacional. É um grupo muito motivado, competitivo. A nossa comissão técnica também tem este perfil. Acredito que a gente possa ter ótimos resultados e alcançar todos os objetivos que a diretoria traçou — projeta o coordenador.

> Debate Diário: a dúvida sobre o local dos jogos no Catarinense 2021

Sem entrar em campo desde a derrota no clássico diante do Avaí, o Figueirense faz preparação visando a estreia na Copa do Brasil contra o FC Cascavel. O grupo alvinegro irá acumular duas semanas de treinamento entre as partidas. De acordo com Raffaele Messina, há pontos positivos, mas também uma preocupação pela parada.

Continua depois da publicidade

> CBF define premiações da Copa do Brasil 2021; saiba quanto cada time pode receber

— Estamos prontos, recuperando as energias, nos organizando. A comissão técnica está fazendo ajustes neste grupo recém-formado. A paralisação nos permitiu poder ajustar e organizar o time. Mas chegaremos ao jogo decisivo com duas semanas de suspensão de campeonato e eles em ritmo de jogo. Isso nos preocupa, podemos ter dificuldade. Respeitamos muito o adversário, mas temos todas as condições de enfrentar — analisa.

O Figueirense visita o FC Cascavel na próxima quinta-feira, dia 18, no Estádio Arnaldo Busatto, às 18h, pela primeira fase da Copa do Brasil. A classificação é definida em jogo único. Melhor no ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Alvinegro tem a vantagem do empate para seguir em frente e possivelmente encarar um clássico contra o Avaí na segunda etapa.

Assista a entrevista com Raffaele Messina na TV Figueira:

Leia mais

> Quatro em Campo discute Campeonato Catarinense com o técnico Pingo

> Com proibição no Oeste, jogo Chapecoense x Avaí será realizado em Itajaí

> Jogo entre JEC e Marcílio Dias é transferido para Brusque