Em um jogo emocionante até o último ponto, o Brasil sofreu a primeira derrota na Copa do Mundo de Vôlei Masculino, disputada no Japão. Com parciais de 25/16, 20/25, 18/25, 25/21 e 22/20, a Itália derrotou o time de Bernardinho nesta terça-feira por 3 sets a 2 na terceira rodada da competição. Na madrugada de quarta-feira, os brasileiros enfrentam a Rússia.

Continua depois da publicidade

Após um início de jogo equilibrado, a Itália abriu seis pontos de vantagem logo após a primeira parada técnica. Com ataques certeiros do ponteiro Lasko, a equipe seguia ampliando o placar, sem encontrar resistência brasileira. Com quatro aces e a mesma quantidade de pontos de bloqueio, os adversários fecharam o primeiro set em 25 a 16.

Na volta do intervalo, o time de Bernardinho mostrou que queria recuperar os pontos perdidos. Já na parada técnica o placar mostrava 8 a 4 para os brasileiros. Melhor na defesa, a equipe não deixou os italianos passarem à frente em nenhum momento.

Ao fazer a inversão do 5-1, Bernardinho acertou em cheio. Em dois lances seguidos, Theo bloqueou o ataque adversário e deixou a partida em 20 a 15. Um erro italiano encerrou a segunda parte em 25 a 20.

Na terceira parte veio a virada. Com o crescimento do levantador Bruninho e, principalmente, de Giba, o Brasil seguiu na frente por todo o período. Além deles, o líbero Serginho defendia e passava com maestria. Após ataque de Giba, os brasileiros abriram 20 a 15. Novamente ele fechou o set em 25 a 18.

Continua depois da publicidade

A quarta etapa foi a mais equilibrada. Porém, com muitos erros, o Brasil deixou a Itália embalar a partir da segunda metade, quando o placar mostrava 13 a 9 para os europeus. Bernardinho tentou consertar, mas não foi suficiente para evitar o tie-break. No fim, 25 a 21 para a Itália.

Disputado ponto a ponto, o set desempate foi de nervosismo. Um ace de Sidão virou o jogo a favor do Brasil, mas na hora de passar à frente no placar, o bloqueio italiano funcionou. E o jogo seguiu assim até outro ace, dessa vez do adversário, para definir a vitória do país da bota em 22 a 20.