Nos penâltis, a Itália é a campeã da Eurocopa 2020 com o volante catarinense Jorginho, de Imbituba, em campo. A final ocorreu na tarde deste domingo (11) no Estádio de Wembley, na Inglaterra. No tempo normal, houve empate em 1 a 1 e, após uma prorrogação sem gols, a equipe italiana venceu nos pênaltis por 3 a 2, mesmo com o erro do jogador brasileiro na cobrança. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Esta foi a 28º vez que as duas seleções se enfrentaram na história. Enquanto a ‘azurra’ buscava o bicampeonato europeu, os ingleses entraram em campo com o objetivo de conquistar o título inédito. 

A partida, inclusive, teve o maior recorde de público dessa edição da Euro, com 67.173 pessoas acompanhando a partida. Além disso, no fim do segundo tempo, um torcedor foi detido após invadir o campo. 

O primeiro gol do jogo ocorreu logo aos dois minutos, quando Shaw abriu o placar para os donos da casa. Mas, durante o jogo, a Itália foi em busca do resultado, empatando a partida aos 21 minutos do segundo tempo, com Bonucci. 

Continua depois da publicidade

> Imbituba vibra por Jorginho antes da final da Eurocopa entre Itália e Inglaterra

> Surfe na Olimpíada de Tóquio terá representante de Santa Catarina

Com empate no tempo normal, a partida foi para a prorrogação, pela sexta vez na história da competição. Porém, ao fim dos 30 minutos adicionais, tudo continou igual, com a decisão indo para os penâltis. 

Durante os pênaltis, mais um sufoco de ambas as partes. A Inglaterra começou bem, acertando as duas primeiras cobranças. Enquanto isso, na Itália, após acertar a primeira, a seleção perdeu na cobrança de Belotti, com defesa do goleiro Pickford.

Mas, a alegria dos ingleses durou pouco: Rashfor, que tinha acabado de entrar, chutou na trave. Outro que também entrou na prorrogação e errou a cobrança para o time da casa foi Sancho. O chute acabou nas mãos do goleiro italiano Donnarumma.

> Neymar e Messi são eleitos os melhores jogadores da Copa América

Enquanto isso, a Itália se recuperou e acertou as outras duas cobranças, deixando para Jorginho a chance de levar a taça para casa. Porém, dessa vez, o brasileiro também acabou parando em Pickford, após o goleiro inglês defender a cobrança do catarinense.

Continua depois da publicidade

Até que chegou a vez do meio Saka cobrar para a Inglaterra: se ele errasse, o título era da azurra, se acertasse, uma nova rodada de penalidades se iniciaria. Mas o destino quis que os italianos comemorassem o bicampeonato na casa dos ingleses: após o chute, o goleiro Donnarumma pulou no canto certo e defendeu a cobrança, dando o título para os italianos. 

Leia também: 

> É replay? Jorginho põe a Itália na final da Euro do mesmo jeito que ajudou Chelsea; vídeo

> A torcida já pode voltar aos estádios?

> Floripa é palco da terceira edição do Big Deal Pro de jiu-jítsu